Percentual de consumidores negativados aumenta no varejo londrinense
Inadimplência aumentou 58,3% em abril, na comparação com o mesmo mês de 2023, aponta levantamento SPC/Acil
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de maio de 2024
Inadimplência aumentou 58,3% em abril, na comparação com o mesmo mês de 2023, aponta levantamento SPC/Acil
Reportagem local
Os indicadores do Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (SPC/Acil) revelam que a quantidade de consumidores que não conseguiram pagar suas dívidas em dia e foram inseridos no cadastro da inadimplência aumentaram 58,3% em abril, na comparação com o mesmo mês de 2023.
Já no acumulado de 2024, levando-se em conta os quatro primeiros meses, a lista de consumidores inadimplentes no varejo londrinense aumentou 25,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
Recuperando o crédito
Por outro lado, o número de consumidores que conseguiram renegociar ou quitar os débitos atrasados, limpando o nome, foi 37,6% maior em abril de 2024, em comparação ao mesmo mês de 2023.
No acumulado do ano, o índice de consumidores que saíram da inadimplência é 24,3% maior do que no mesmo período do ano passado.
“Estes resultados apontam para uma retomada de nossa economia de forma bastante heterogênea. De um lado, mostra que a geração de postos de trabalho está incentivando o consumidor a pagar seus débitos, deixando o cadastro de negativados. Mas, por outro lado, uma fatia significativa da população ainda não conseguiu o equilíbrio financeiro necessário para honrar os compromissos assumidos, engrossando o número de inadimplentes”, comenta Marcos Rambalducci, consultor econômico da ACIL.
Índices
Os dados do SPC/Acil destacam dois índices: o dos consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que deixaram de pagar alguma conta em dia e tiveram o nome inserido no cadastro de inadimplentes; e os saintes, que estavam com o nome no cadastro de negativados, mas negociaram ou pagaram suas dívidas e limparam o nome, recuperando o crédito.