Os clubes de assinaturas não são uma novidade, mas ganharam um enorme espaço no mercado durante a pandemia de Covid-19 e seguem crescendo mesmo após a crise sanitária. O segmento já movimenta mais de R$ 1 bilhão na economia brasileira e, a cada dia, novas empresas aderem a esse modelo de negócio. Das plataformas de streaming aos serviços de barbearia, o que atrai os consumidores é a comodidade, a praticidade e a possibilidade de acesso a uma gama variada ou ilimitada de produtos ou serviços mediante o pagamento de um valor fixo mensal. Para quem vende, os clubes de assinatura são a oportunidade de fidelizar o cliente com ofertas exclusivas e a concessão de benefícios, além da garantia de um faturamento regular.

Somente em 2022, estima-se que 2,1 mil clubes de assinaturas tenham surgido no mercado e o número de associados avançou 35% desde 2020. A Gabbano Barbearia, em Londrina, faz parte dessa estatística. Em maio do ano passado, após dois anos à frente do negócio, o proprietário, Luan Soares, lançou o clube de assinaturas com a expectativa de conseguir 30 assinantes, mas a resposta dos clientes surpreendeu. Em apenas oito minutos, foram cem adesões. “Fizemos um produto piloto e depois de um mês, vimos que tinha dado certo e abrimos mais vagas. Agora, sempre que a gente libera o clube para vendas de novas assinaturas, tem bastante gente interessada. Nem é pelo corte de cabelo ou barba, mas para fazer parte da comunidade”, contou.

A comunidade a que Soares se refere é o grupo de 450 clientes ativos no clube de assinaturas. São profissionais de várias áreas que compartilham interesses em comum, que vão além do empenho em manter a regularidade nos cuidados com o visual. Para fazerem parte do clube, os membros desembolsam entre R$ 99,90 e R$ 199,90 por mês, dependendo do plano escolhido, têm acesso ilimitado aos serviços de corte de cabelo e cuidados com a barba e ganham desconto de 10% nos serviços adicionais e produtos vendidos no estabelecimento.

A barbearia também promove eventos exclusivos para membros, como harmonização de charutos e degustação de carnes de churrasco, e outras vantagens, como descontos em estabelecimentos parceiros. Entre eles, estão lojas de roupas masculinas e de vinhos.

A experiência de mais de um ano com o clube de assinaturas vem se mostrando positiva não só pelo retorno que recebe dos clientes, mas também na contabilidade da empresa. Hoje, são feitos, em média, dois mil atendimentos ao mês e Soares observou que o ticket médio gasto pelos associados é três vezes maior do que o de não associados, o que contribuiu para elevar significativamente a receita da empresa. “Em maio do ano passado, a gente faturava entre R$ 40 mil e R$ 50 mil por mês. Depois do clube, nosso faturamento médio mensal subiu para R$ 100 mil. Em dezembro, faturamos R$ 157 mil. Isso se deve muito às assinaturas, que nos ajudam a planejar os próximos meses.”

Para a empresa, entre as inúmeras vantagens do clube apontadas por Soares, estão a fidelização dos clientes, a previsibilidade de receita e a propaganda. Ele calcula que 45% dos novos clientes chegam à barbearia por indicação dos associados.

Sempre à procura dos melhores cortes de carne, os irmãos Gabriel e Gustavo Galindo já atuavam nesse mercado e o Código da Carne surgiu primeiro como clube de assinaturas e só depois as atividades foram estendidas para as lojas físicas. A iniciativa de comercializar os produtos a um grupo fechado de associados partiu de uma demanda dos amigos. “A ideia inicial era fazer uma coisa bem pequena. Cadastramos os amigos interessados e começamos com umas 30 pessoas”, relembrou Gabriel.

Hoje, são 80 membros que pagam um valor mensal que varia de R$ 189 a R$ 399 para receber em casa entre dois e sete quilos de carnes especiais. “Nosso crescimento foi no boca a boca. Começamos a fazer impulsionamento nas mídias depois que já tínhamos maturidade no mercado”, contou Gabriel.

Além do acesso a uma seleção de cortes exclusivos, os associados também ganham descontos para compras na loja física e para participar das atividades promovidas pelo açougue, como os cursos de churrasco. “Vale muito a pena, também financeiramente, para o associado. Não cobramos taxa de entrega para Londrina e região e não temos tempo mínimo de fidelidade. A pessoa pode deixar de assinar quando quiser.”

Um dos membros do Código da Carne, o engenheiro civil Luiz Fuganti, aderiu à ideia desde o início e aponta como principal vantagem desse tipo de serviço a possibilidade de experimentar cortes de carne diferentes do que estava habituado a comprar. “Pelo clube, posso conhecer novos tipos de cortes que provavelmente eu não compraria por não saber se eram bons ou não saber preparar. A grande vantagem é experimentar coisas novas”, comentou. “E uma coisa bacana é que junto com o kit enviado no mês, eles mandam um QR Code de acesso a um vídeo feito por eles mesmos com explicações sobre o preparo.”

De olho no potencial desse mercado, Sandro Herbst acerta os últimos detalhes para o lançamento do clube de assinantes do Empório Herbst, especializado em vinhos e espumantes. “A parte interessante de um clube de assinaturas é conseguir proporcionar descontos, tirar a dor do cliente, de qual vinho vai tomar, criar uma conveniência e uma experiência. A ideia é oferecer um pacote inicial com quatro vinhos, um por semana, fazendo uma variação, com todos os rótulos de uma mesma uva ou de um mesmo país.” A expectativa é começar com cerca de 50 assinantes.

Luan Soares vê possibilidades ilimitadas de crescimento para esse modelo de negócio, que se encaixa em qualquer produto ou serviço de uso recorrente, mas faz um alerta. “É um negócio e existem os riscos. Não pode achar que está garantido. Tem que ter mentalidade de performance e uma gestão muito bem feita.”

Vice-presidente da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), Rodrigo Bandeira lista as vantagens que um clube de assinatura pode trazer para a empresa. Recorrência de compra, previsibilidade de estoque e facilidade logística, com um a três envios aos clientes por mês, são algumas delas. "Investir em conteúdo atrelado à venda do produto ou serviço são fundamentais para o aumento da base de clientes e manutenção dos atuais", orientou.