Representantes de cinemas de Londrina apresentaram ao secretário de municipal de Saúde, Felippe Machado, na manhã desta quinta-feira (22), os protocolos que deverão ser adotados pelas salas de exibição quando os locais puderem voltar a funcionar. Ainda não há data definida para o retorno das sessões nas salas de cinema da cidade, atualmente fechados por força de decretos municipal e estadual como medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

No último dia 13, o juiz Emil Gonçalves Dias, da 2ª Vara de Fazenda Pública de Londrina, negou em caráter liminar o pedido de reabertura impetrado pela Redecine Londrina Cinematográfica, proprietária do Cineflix no Aurora Shopping.

Segundo Ricardo Rossini, diretor operacional do Cinesystem, cinema do Catuaí Londrina Norte, a reunião desta quinta-feira teve apenas o objetivo de validar os protocolos de segurança das salas de cinema junto ao secretário de Saúde de Londrina. Os protocolos, de acordo com ele, já são adotados em outros municípios e têm como referência a Federação dos Exibidores Nacionais e estudos realizados pelos mercados brasileiro e internacional.

A expectativa é que, na segunda-feira (26), o secretário faça uma deliberação a respeito do protocolo encaminhado. "A reunião técnica foi para discussão dos protocolos para que já o tenhamos definido quando vier o decreto (autorizando o retorno dos cinemas) e, nós, exibidores, já estejamos atendendo ao que foi acordado", detalhou Rossini.

Também participou da reunião o vereador Matheus Thum (PP), que conforme o proprietário do Cinesystem, está oferecendo suporte aos exibidores nos contatos com a prefeitura.