| |

Economia 5m de leitura

Calor impulsiona venda de ventiladores e climatizadores

Lojistas contam que vendas de ventiladores chegaram a dobrar nos últimos dias; aparelhos ganharam pontos de exposição mais nobres das lojas

ATUALIZAÇÃO
25 de janeiro de 2022

Vítor Ogawa - Grupo Folha
AUTOR

 A venda de ventiladores e climatizadores registrou um aumento significativo na cidade impulsionada pelas altas temperaturas no Verão. As vendas de ar-condicionado também registraram crescimento, mas em menor quantidade em relação aos outros aparelhos. Embora não seja novidade que os termômetros atinjam esse nível em Londrina, a questão é que neste ano a estação ainda alternava alguns momentos de calor com dias mais frescos. No entanto, no domingo (23) o Paraná registrou o recorde de temperatura máxima no ano em várias cidades. 

 Cláudia Medeiros do Amaral, gerente de uma loja do Calçadão, orientou os vendedores a expor  os equipamentos na entrada das lojas.
 

Segundo o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar  (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná),  várias cidades do oeste e noroeste do Estado registraram em torno dos 40° C. Nesta segunda-feira (24)  a onda de calor continuou forte. Em Londrina, os termômetros no Centro da cidade chegaram a registrar 34ºC, mas no equipamento localizado na avenida Tiradentes a temperatura registrada em um termômetro de um estabelecimento comercial chegou a 40ºC, embora esse número não seja confirmado pelo Simepar, que apontou a temperatura máxima em Londrina de 35ºC. na terça-feira (25), máxima de 33ºC, na quarta (26), de 35ºC e só na quinta (27), previsão de chuva deverá cair a máxima para 30ºC.

EXPOSIÇÃO NOBRE

Nos estabelecimentos comerciais, os equipamentos que amenizam o calor logo ganharam os pontos de exposição mais nobres, bem na entrada das lojas. Cláudia Medeiros do Amaral, gerente de uma loja do Calçadão, orientou os vendedores a fazer isso. “Desde cedo vendemos climatizadores, ventiladores de coluna e ventiladores de todos os modelos. Esse calor já vem de algum tempo, mas essa semana piorou, mas a gente tem estoque. As pessoas têm preferido o ventilador, por conta do valor. As pessoas buscam conforto para dormir. A gente abre a loja de manhã e já tem gente entrando na loja atrás de ventilador, por conta de não ter dormido à noite”, destacou.

O vendedor Aginer Augusto Menezes, trabalha em uma loja próxima do Terminal Central e afirmou que desde a semana passada houve aumento de 30% das vendas de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. “Tem muita gente que procura mais ventiladores, mas eu vendo também climatizadores e aparelhos de ar-condicionado de 9 mil BTUS. O calor está de matar. Os clientes falam que o calor está infernal. Isso ajuda a gente a vender os ventiladores e aparelhos de ar-condicionado.” 

O gerente das Móveis Brasília, Valdecir Pascoal, relatou que as vendas desses itens dobraram, mas a preferência é pelo ventilador, por ser um valor menor.
 

VENDA ADICIONAL

Há também quem aproveite a onda de vendas dos ventiladores para vender algo a mais. O gerente de uma loja na Benjamin Constanta, Valdecir Pascoal, relatou que além dos ventiladores, climatizadores e aparelhos de ar-condicionado, também houve aumento na venda de piscinas. “As vendas desses itens dobraram, mas a preferência é pelo ventilador, por ser um valor menor. Ele é o campeão de vendas. O ventilador resolve o problema deles. Para nós é algo que vende rapidinho e ajuda no faturamento da empresa. Mas quem compra ventilador acaba aproveitando o embalo e compra mais coisas”, declarou.

A gerente de uma loja na Benjamin Constant, Lilían Maria Brito, também observou o fenômeno. “As pessoas que compram esses aparelhos acabam levando mais algum item da loja. Isso dá uma agregada na venda”, destacou.Ela ressaltou que sempre a temperatura se eleva, as vendas de ventiladores e climatizadores acompanha a variação no termômetro. “Eles vão quase todos embora. O aumento percentual é significativo. Eu não calculei ainda, mas esse aumento deve ter sido de pelo menos de 50%. O ar-condicionado já não sai tanto pela economia que as pessoas fazem”, destacou. Ela também ressaltou que muitas vezes as pessoas têm ventiladores em casa, mas não tem um para cada residente. “Com esse calor tem que ter um para cada morador. E o que tem saído mais são os modelos maiores, com 40 cm, e de seis pás. Os pequenos não vendem tanto. Já que vão comprar já levam um produto melhor”, destacou.

LEIA TAMBÉM:

Cidades do Paraná superam os 40 graus neste domingo

Verão pede alimentos leves e muita água

MUITO QUENTE

A professora Geise Cristina da Silva Gonçalves é uma das que recorre ao ventilador para se refrescar. “À noite a gente tem usado ventilador, porque não dá para ficar sem. Ou recorrer à água, porque não tem o que fazer”. Já o seu filho falou que nem isso é suficiente para superar as altas temperaturas. “Não tem como não. Andar no Calçadão está muito quente”, declarou.  Para se proteger do sol forte, ela recorreu à sombrinha para caminhar pelo Calçadão. “Só com sombrinha mesmo. Aqui não tem tantas árvores e o jeito é pegar a sombrinha para ajudar e usar roupas mais leves.” 

A elevação da temperatura fez o estudante Igor Bernardo Silva Ouchi, 12 anos, aluno do sexto ano do Ensino Fundamental, buscar o  chafariz do Calçadão para se refrescar. “O calor está demais. Queria estar em uma piscina agora. O que me incomoda é o suor, Fico toda hora tomando banho. Fico na frente do ventilador em casa”, destacou. 

Para a estudante Giovana Kramer Ramirez, mesmo o uso do ventilador não está dando conta de tanto calor. “Hoje pedi um sorvete, pois o calor está demais. Eu estou de férias e uso a piscina para me refrescar da melhor forma. Quando a gente está em casa, eu jogo água no quintal para ver se dá uma refrescada, mas não está ajudando não.”

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS