Caged aponta 1.231 novas vagas de emprego em fevereiro em Londrina
Município melhorou desempenho em relação a janeiro e só ficou atrás de Curitiba em geração de emprego no Estado
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 01 de abril de 2026
Município melhorou desempenho em relação a janeiro e só ficou atrás de Curitiba em geração de emprego no Estado

O levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado esta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego, indica saldo positivo de 1.231 vagas no mês de fevereiro em Londrina, resultado de 10.559 admissões e 9.328 demissões. O resultado, acima do mês anterior (933 em janeiro), confirma o bom início de ano para o setor na cidade.
Das cinco atividades econômicas consultadas, quatro registraram saldo positivo em Londrina: serviços, construção civil, comércio e agropecuária. Conforme o relatório do Caged, o maior volume de vagas criadas foi no setor de serviços, com saldo final de 955 novos empregos. Já a maior variação foi registrada na Construção Civil, de 1,30%, com 876 admissões e 714 desligamentos.
Para o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, César Makiolke, o desempenho é a constatação de um cenário favorável. “Londrina tem se destacado amplamente na geração de empregos, em nível nacional. Terminamos 2025 entre as 25 cidades do país que mais viram seu mercado de trabalho crescer e, nos últimos anos, o único mês que não evoluímos foi o de dezembro, o que historicamente é comum em todo o país. Começamos 2026 no mesmo ritmo que do último ano e isso mostra que a cidade tem um crescimento consistente, não é um recorte de momento, e sim, uma construção”, afirmou.
Leia mais:
Makiolke creditou a performance a diferentes fatores. “Temos uma sociedade civil muito atuante, sindicatos e representações que defendem e brigam pelos seus setores, instituições de ensino e formação de muita qualidade e uma Prefeitura que soube conectar e impulsionar todo esse ecossistema, desburocratizando processos, colocando os atores em contato e propiciando um ambiente de confiança e desenvolvimento para atração de investimentos. Com cada um contribuindo ativamente, não tem como a cidade não ter um resultado positivo”, comemorou o secretário.
Paraná
O Paraná abriu 21.599 vagas de emprego em fevereiro, com 284 dos 399 municípios com saldo positivo no mês, o equivalente a 71,1% do Estado. Outras nove cidades (2,2%) tiveram o mesmo número de admissões e demissões, com saldo zerado no período.
Curitiba segue entre as cidades que mais geraram postos de trabalho, a primeira no Estado e a terceira no país, com 7.184 vagas, atrás apenas de São Paulo, com 27.599, e Rio de Janeiro, com 7.621, ambas bem mais populosas que a capital paranaense.
Londrina, teve o segundo melhor resultado do Estado, seguida por São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que registrou 1.079 novos postos de trabalho abertos em fevereiro, com destaque para os setores de Serviços (692) e Indústria (299).
O Paraná foi o quinto estado brasileiro que mais gerou empregos com carteira assinada em fevereiro de 2026. Foram 21.599 novos postos de trabalho, resultado de 195.330 admissões e 173.731 desligamentos.
O desempenho coloca o Paraná muito próximo da quarta colocação, ocupada por Santa Catarina, que teve saldo de 21.727 vagas, uma diferença de apenas 128 vagas. À frente aparecem ainda Minas Gerais (22.874), Rio Grande do Sul (24.392) e São Paulo, líder nacional com 95.896 novas vagas. No Brasil, o saldo de empregos formais foi de 255.321 vagas em fevereiro. (Com informações no N.Com e Agência Estadual de Notícias)


Da Redação
Jornalismo





