O aplicativo 99 agora oferece a categoria 99Moto em Londrina. O serviço está operando na cidade desde segunda-feira (10). Para utilizá-lo, basta o usuário acessar o aplicativo da 99 e selecionar a categoria 99Moto ao solicitar a corrida. A 99Moto tem o objetivo de proporcionar aos usuários uma alternativa de mobilidade para deslocamentos diários com valores ainda mais inclusivos para os passageiros e, aos condutores de motocicletas, se tornou uma nova opção de renda.

O líder de categorias da 99, Igor Soares, visitou a Folha de Londrina para expor a nova categoria e ressaltou que a economia para os passageiros pode superar 30% a cada viagem, se comparada com o serviço de carros. Na região, a 99 Motos está disponível em Londrina, Pitangueiras, Ibiporã, Tamarana, Cambé e Rolândia.

Embora o faturamento bruto do condutor também seja 30% menor, Soares ressalta que grande vantagem é que a motocicleta geralmente é 70% mais eficiente do que um carro. "Então o consumo de combustível é menor. Como eles são autônomos e têm a flexibilidade de trabalhar quantas horas quiserem, a renda média líquida varia bastante, mas a média nacional é de R$ 3,4 mil.” Acrescentou que a 99 tem um adicional variável de combustível. “A gente lastreou o valor a um preço passado do combustível antes dessas altas e tudo o que varia, a gente compensa”, destacou.

A 99 possui diversas ferramentas que garantem mais segurança, como checagem e validação de cadastros, seguro contra acidentes e uma central de atendimento 24 horas capacitada para prestar todo tipo de suporte. O 99Moto também conta com a gravação de áudio, o compartilhamento de rotas e um botão de emergência para ligar para a polícia. “Temos 50 funcionalidades de segurança, que vem antes, durante e depois da viagem, entre elas a checagem de antecedentes criminais, a verificação da documentação do veículo e do motociclista e o reconhecimento facial para garantir que aquela pessoa que está com capacete é a cadastrada.”

LEIA TAMBÉM:

+Bombeiros localizam corpo de menina desaparecida em Pato Branco

+ Ibiporã confirma o primeiro caso de varíola dos macacos

O uso de capacete durante a corrida é obrigatório para todos os usuários. Além disso, os motociclistas parceiros receberão periodicamente materiais informativos com conteúdo educacional, como explicações de regras de trânsito e direção defensiva. Se o condutor tiver avaliações negativas, a nota cai e abaixo de 4.8 já começa a receber suspensões até a conta ser bloqueada definitivamente.

Questionado sobre a possibilidade de “canibalização” de público e condutores do próprio aplicativo, Soares argumenta que não há isso. “A gente ainda aumenta o uso das outras categorias, porque pessoas novas, que não usavam o aplicativo antes, passam a usar. Todo modelo de marketplace, geralmente, tem a oferta como gargalo. Demanda sempre tem, então o que a gente faz com moto é atender mais pessoas.”

Para ser um motociclista parceiro do 99Moto, é preciso fazer o download do aplicativo 99 Motorista e realizar o cadastro. Entre os requisitos para o cadastro estão: ter 19 anos ou mais, e ter carteira de habilitação definitiva na categoria A ou AB. Também é necessário cumprir as condições indicadas no ícone “Quero ser motorista”, no aplicativo da 99.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.