O Brain Dump significa despejar para fora todos os pensamentos e ideias que estão na sua cabeça com o objetivo de organizá-las
O Brain Dump significa despejar para fora todos os pensamentos e ideias que estão na sua cabeça com o objetivo de organizá-las | Foto: iStock

Tem dias em que parece que os pensamentos estão bagunçados, e boas ideias acabam se misturando com sentimentos de ansiedade e frustração, não é mesmo? O resultado é que fica difícil organizar as ideias e a produtividade acaba indo pro ralo. Uma sugestão para esses momentos é apostar no Brain Dump, um método que ajuda a organizar os pensamentos.

Como o próprio nome já diz, o Brain Dump significa despejar para fora todos os pensamentos e ideias que estão na sua cabeça com o objetivo de organizá-las. A recomendação é que seja aplicada semanalmente.

LEIA TAMBÉM: Tradições e tendências marcam cursos mais concorridos da UEL

Como fazer Brain Dump?

Primeiro, anote todas as tarefas e questões a serem cumpridas na ordem em que vão aparecendo. Esse processo pode ser feito semanalmente.

“Após o ‘despejo’ de informações, é hora de organizá-las por categorias e de acordo com a prioridade”, explica o coordenador de ensino médio do Colégio Marista Londrina, Nilson Castilho.

Na hora de anotar, você pode usar um planner ou um bullet journal, por exemplo. Depois de tudo escrito, grife com cores diferentes para demarcar as categorias. Desta forma, fica mais fácil conseguir diferenciá-las e saber o que é preciso fazer primeiro.

Imagem ilustrativa da imagem Preparando-se para o vestibular: Você sabe o que é Brain Dump?
| Foto: iStock

Confira os benefícios do Brain Dump:

– Ajuda a compreender que tipos de tarefas colocamos como prioridade, entendendo sobre o nosso desempenho e que estratégias utilizamos para alcançar as metas.

– Escrever ajuda a manter um senso de organização e traz mais segurança.

– Auxilia a aproveitar o tempo para conseguir cumprir todas as demandas do período, no caso, semanal.

– Diminui a sobrecarga e ajuda a trazer mais tranquilidade.

LEIA TAMBÉM: Como o candidato deve se preparar para o vestibular da UEL?

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1