Pelo segundo ano consecutivo, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a UEL (Universidade Estadual de Londrina) aplicará a prova do vestibular em fase única, obedecendo os protocolos sanitários para garantir a segurança dos candidatos e da equipe responsável pela aplicação. A prova será em 6 de março, mantendo características como interdisciplinaridade.

Imagem ilustrativa da imagem Como o candidato deve se preparar para o vestibular da UEL?
| Foto: Isaac Fontana - FramePhoto - Folhapress

A prova será dividida em duas partes. Ao todo são 50 questões, 36 questões de múltipla escolha elaboradas na perspectiva interdisciplinar, abordando as áreas do conhecimento do Ensino Médio (Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia). E 10 questões de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa e quatro de Língua Estrangeira (inglês, espanhol ou francês). A segunda parte será composta pela redação (produção textual em prosa).

A professora Juliana Tonelli, diretora pedagógica da Copese (Comissão Permanente de Seleção), da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), ressalta que os candidatos devem ler o Manual do Candidato, disponível no site da Cops, e que traz todas as informações necessárias, como calendário, características da prova, programas das disciplinas e mapa do Campus.

Ainda de acordo com a professora, a prova objetiva e em fase única mantém as características do Vestibular da UEL, que busca um aluno que tenha domínio do conteúdo do Ensino Médio, conhecimento de língua portuguesa e literaturas e capacidade de interpretação. Confira os principais trechos da entrevista com a professora Juliana Tonelli:

A prova será dividida em duas partes, trazendo ao todo 50 questões. Portanto, 36 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais relacionados ao conteúdo do Ensino Médio e a segunda parte será composta pela redação. Qual o perfil de aluno que a universidade busca com uma prova dessa?

O perfil que a UEL busca é o de um candidato familiarizado com conceitos essenciais das disciplinas que compõem o núcleo básico do ensino médio, que consiga relacioná-los e aplicá-los à vida cotidiana. Não se pode esquecer que temos também a prova de língua portuguesa e literaturas em língua portuguesa, além da prova de língua estrangeira da escolha do candidato. Todo este conjunto busca avaliar a aprendizagem crítica e reflexiva, a partir de noções essenciais do conhecimento das línguas.

LEIA TAMBÉM:

- Ouça 10 entrevistas que te ajudarão a entender os livros da prova da UEL

- Conhecimentos gerais ganha peso no modelo atual da prova da UEL

Como em anos anteriores a prova será temática?

Sim. A UEL prima pela avaliação temática que articula de maneira coesa os conteúdos disciplinares cobrados na prova. Com isto, buscamos mostrar que os conhecimentos não são fragmentados e que a interdisciplinaridade contribui para a formação integral dos alunos. Quando os conceitos são colocados de forma contextualizada com a realidade social do discente, a formação crítica é favorecida.

Como o estudante deve se preparar para a prova?

Além de se dedicar aos estudos dos conteúdos elencados por disciplina no Manual do Candidato, é importante consultar a Revista Diálogos Pedagógicos, disponibilizada no site da Cops Lá ofereceremos provas de vestibulares anteriores comentadas que, como o próprio nome sugere, pretende trazer para os candidatos as justificativas dos gabaritos de uma maneira didática, explicando questão a questão.

Mais alguma recomendação ao vestibulando?

A leitura do Manual do Candidato – nele estão informações essenciais – e atenção aos prazos, horário e locais de prova. Uma maneira muito eficaz de estudar é explicar o conteúdo para outra pessoa; no mais, fundamental manter boas horas de sono, lembrando que é muito comum os vestibulandos passarem noites em claro, sobretudo na reta final. Entendemos que nem sempre esse esforço compensa. O sono é reparador e o cérebro precisa dele. No mais é revisar os conteúdos. A ansiedade é natural, mas é possível superá-la.

DATAS IMPORTANTES - VESTIBULAR 2022 DA UEL

- Cartão de Inscrição do Candidato: 24 de fevereiro.

- Aplicação das provas: 6 de março, a partir das 14h

- Divulgação do Gabarito Provisório: 6 de março, após as 21h

- Período de recurso (Prova de Conhecimentos): 6 a 8 de março

- Gabarito Definitivo (Prova de Conhecimentos): 23 de março, às 17h

- Resultado Final: 19 de abril, ao meio-dia

(Com informações da Agência UEL)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1