O ano de 2022 começa com a expectativa de uma lenta retomada do mercado de trabalho após um período bastante conturbado em 2020 e 2021. Embora a pandemia ainda seja uma realidade e o temor por novas variantes possa ter um impacto negativo, o avanço cada vez mais da vacinação e a maior flexibilidade nos protocolos sanitários permitem acreditar que este ano deve trazer muito mais oportunidades.

.
. | Foto: Pixabay

Segundo levantamento da Robert Half, áreas como Engenharia, Finanças e Contabilidade, Recursos Humanos, Tecnologia e Estética devem ter uma alta demanda por novos profissionais, mas há outras áreas que também podem oferecer oportunidades.

Mas, afinal, o que as organizações esperam de seus profissionais em 2022, especialmente daqueles que buscam uma recolocação no mercado? Listamos abaixo alguns dos principais pontos que devem nortear o recrutamento de novos colaboradores neste ano:

Responsabilidade com a crise sanitária

Embora a tendência seja de cada vez mais empresas retomando atividades presenciais, mesmo que em um modelo híbrido, não há como ignorar que ainda vivemos em uma pandemia. Portanto, os cuidados sanitários e o pensamento na saúde coletiva serão critérios muito exigidos pelas empresas de seus colaboradores.

Por isso, profissionais que não estiverem vacinados terão maior dificuldade de inserção no mercado de trabalho (embora ainda haja controvérsias), mas este não é o único cuidado necessário. O uso de máscara e álcool gel também serão uma constante no ambiente de trabalho, e as aglomerações ainda devem ser evitadas, sobretudo em espaços pequenos ou compartilhados.

Capacidade de Adaptação e Flexibilidade

Como o modelo híbrido de trabalho presencial e home office tende a ser uma realidade cada vez maior nas empresas, um dos requisitos básicos para qualquer profissional no mercado de trabalho em 2022 é justamente a capacidade de adaptação para as novas situações, como o trabalho à distância, reuniões por softwares remotos e novas formas de controle e medição de produtividade, bem como entrega de demandas.

O que o mercado de trabalho exige são profissionais capazes de produzir em alto nível tanto em ambiente presencial quanto trabalhando em casa, nos momentos em que for necessário. Embora muitas pessoas até prefiram trabalhar no conforto do lar, há pessoas que ainda são relutantes com essa modalidade e precisam encontrar meios de adaptação e flexibilidade.

Trabalho em equipe

Trabalhar em equipe pode ser difícil, principalmente se houver divergências severas entre seus componentes. No entanto, é necessário um bom convívio entre os profissionais, para que juntos possam resolver obstáculos e lidar com a rotina. Atletas já estão bem habituados a isto, já que para chegar ao título, é preciso seguir o consenso do grupo e desenvolver habilidades em conjunto.

Até mesmo esportes tradicionalmente individuais, como o poker, estão se adequando a novas modalidades e lidando com vantagens e desafios de jogar em um time de poker. Estes desafios se tornam uma vantagem quando existe uma troca de conhecimento e vontade de evoluir entre os profissionais, seja em um escritório ou num torneio esportivo.

Conhecimentos em múltiplas áreas

Essa é uma tendência que já é observada há muito tempo, mas que deve ganhar ainda mais força em 2022. As empresas têm demanda por profissionais que vão além de suas áreas de especialização e atuação e consigam incorporar elementos de outras áreas e ampliar os horizontes de conhecimento para colaborar com toda a equipe.

Um bom exemplo disso são empresas que dão preferência a candidatos com algum conhecimento em linguagens de programação mesmo para vagas que não lidam diretamente com tecnologia, uma vez que esse conhecimento demanda um certo domínio de raciocínio lógico, pensamento estratégico e criatividade – algo que todo bom profissional deve ter. Portanto, procure sempre expandir os horizontes em suas habilidades e use a ampla variedade de conteúdo didático disponível no mundo digital a seu favor. Áreas como Big Data e Inteligência Artificial são algumas que ganharão cada vez mais destaque daqui pra frente e todo conhecimento nelas é bastante útil no mercado de trabalho.

Equilíbrio emocional

Que a pandemia mexeu ainda mais com o emocional das pessoas não é segredo para ninguém. Os meses de distanciamento social e a crescente onda de medo por conta do vírus certamente tiveram um impacto no equilíbrio psicológico das pessoas e isso teve desdobramentos no âmbito profissional. Junte a isso os contornos políticos e sociais que se aguçaram ainda mais nos últimos anos (especialmente no Brasil) e também influenciaram no lado profissional dos trabalhadores.

O que as empresas esperam de seus profissionais é o mínimo de equilíbrio e inteligência emocional

para lidar com algumas situações adversas, além de uma boa capacidade de tomada de decisões que não tragam uma carga emocional proveniente de outros fatores. Saber lidar com os altos e baixos do mundo corporativo de maneira equilibrada diante de todo o contexto global em que vivemos será um diferencial – ainda que seja necessário ajuda profissional de um psicólogo para tal, algo que muitas empresas oferecem a seus colaboradores.