Imagem ilustrativa da imagem Mercado Livre faz uso da Inteligência Artificial para homenagear Zico
| Foto: Divulgação

Recentemente, o Mercado Livre fez uma homenagem mais do que digna a um dos jogadores mais icônicos do futebol brasileiro, Arthur Antunes Coimbra, ou como todos nós conhecemos, Zico. A companhia convidou o ídolo do Flamengo para ir até o Maracanã e marcar um gol simbólico, para homenagear o seu pai, que já faleceu, o senhor José Antunes Coimbra, que infelizmente não pôde acompanhar a brilhante carreira do seu filho de perto.

Durante a ação, Zico explicou o porquê do seu pai não ter visto, ao vivo, algum dos seus 334 tentos anotados somente no Maracanã. “Devido aos problemas que ele tinha, de coração, ele nunca teve a oportunidade de me ver jogar”, disse o ex-camisa 10. Batizada de “Gol 335”, a ação promovida pelo Mercado Livre, acabou utilizando uma inteligência artificial para recriar a voz do pai do ex-jogador. E o último último pedido feito, emocionou bastante o idolo rubro-negro. “Zico, meu filho, sei que faz tempo que você não ouve minha voz. Eu amava ver você jogar desde menino. A única coisa que faltou foi ver um gol seu aqui, no Maracanã. Então hoje eu queria te pedir uma coisa: um gol. Só mais um. Dessa vez, para eu ver de pertinho”, dizia a voz.

Com isso, Zico foi para o gramado, calçou as chuteiras novamente e vestiu o manto do Mengão, para marcar um gol simbólico para seu pai. “Esse gol, o 335 aqui no Maracanã, é dedicado a ele, que está lá no céu”, comemorou o craque.

50 anos desde a sua estreia

A homenagem ao Galinho veio em uma hora bem oportuna, já que fazia menos de uma semana que havia completado 50 anos desde sua estreia pelo Flamengo. Em 29 de julho de 1971, entrou em campo o jovem Arthur Antunes Coimbra, que após alguns anos se tornaria a maior lenda do rubronegro. De lá para cá, o camisa 10 conquistou inúmeros títulos pelo clube, transformando o Flamengo em um dos times mais queridos pelos torcedores brasileiros, que além de lotarem os estádios, também costumam arriscar alguns pitacos nas plataformas de apostas online no futebol arte do Mengão, que desde a chegada de Renato Gaúcho para liderar a equipe, tem destruído os adversários com goleadas frequentes.

Na época com 18 anos, Zico estreou pela equipe profissional em um cenário praticamente perfeito: Maracanã lotado numa quarta-feira à noite, semifinal da Taça Guanabara, sendo titular contra o Vasco, uma partida vencida por 2 a 1, com direito a assistência para gol. Naquele jogo, o Galinho entrou em campo vestindo a camisa 9 e jogando mais pela ponta-direita, e após a partida, o Jornal dos Sports já exaltava o garoto: “futebol demonstrou que tem”.

Em suas redes sociais, Zico celebrou o momento, “Bodas de Ouro. Em 1971, estava fazendo minha estreia no profissional do meu Flamengo, lançado por Don Fleitas Solich (técnico do rubro-negro naquele ano). Obrigado a Deus, à minha família, ao Flamengo, ao Celso Garcia, George Helal, todos meus companheiros que ralaram comigo dentro do campo”, escreveu o craque.

O Galinho ainda falou a respeito do dia da estreia pelo Mengão, afirmando que estava bastante emocionado em estar pisando no Maracanã como jogador profissional, principalmente por estar alcançando um sonho que almejou por tanto tempo. Ele aponta que durante o aquecimento ficou muito nervoso e tenso, ainda mais quando viu a torcida lotando as arquibancadas no estádio num clássico que era, e ainda é um dos mais tradicionais do futebol nacional. Mas comentou que aquele dia foi fundamental para sua carreira, sendo um momento em sua vida que nunca se esquecerá, já que o dia 29 de julho de 1971 marca o início da sua história vestindo as cores do Flamengo.