|
  • Bitcoin 122.265
  • Dólar 5,0950
  • Euro 5,2474
Londrina

CV Folha

m de leitura Atualizado em 13/12/2021, 11:06

Como criar um blog de comida no Youtube?

Saiba como aproveitar sua paixão por culinária e transformá-la em um blog de comida no Youtube bem-sucedido

PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

CV Folha
AUTOR autor do artigo

menu flutuante
Imagem ilustrativa da imagem Como criar um blog de comida no Youtube? Imagem ilustrativa da imagem Como criar um blog de comida no Youtube?
|  Foto: Pixnio
 

Em 2020, o interesse dos brasileiros por conteúdos no Youtube sobre culinária e receitas fáceis cresceu bastante, como aponta o gerente de Cultura e Tendências do YouTube Brasil, Bruno Telloli em artigo para o Youtube Official Blog. 

Tal demanda seguiu firme em 2021, com ênfase nos vídeos mais curtos que ensinam receitas rápidas, como indica Telloli no Relatório de Cultura e Tendência deste ano. 

Com mais de 105 milhões de brasileiros acessando a plataforma regularmente, segundo informações da diretora do Youtube Brasil, Patricia Muratori, não é surpresa que muitos deles estejam interessados em aprender como preparar comidas deliciosas. 

Que tal produzir vídeos com passo a passo de receitas para aproveitar o público e a demanda por conteúdos culinários no Youtube? Acompanhe as dicas abaixo e saiba como. 

5 DICAS PARA CRIAR UM BLOG DE COMIDA NO YOUTUBE

Confira as dicas que reunimos para você que deseja iniciar o próprio blog de culinária no Youtube. 

1. TORNE A RECEITA FÁCIL DE ACOMPANHAR 

Seus espectadores estão em busca de receitas com instruções diretas e fáceis de acompanhar em casa. Assim, os conteúdos do seu blog devem explicar todos o processo de forma didática.  

Para isso, inclua em seus vídeos um passo a passo bem detalhado, com imagens dos ingredientes e utensílios necessários. Você pode fazer isso por meio de um slideshow criado rapidamente em uma plataforma online como o Invideo, por exemplo. 

Caso você não possua familiaridade com edição de vídeo, basta utilizar um dos diversos templates prontos do InVideo Slideshow Maker e personalizá-lo de acordo com suas necessidades, incluindo animações, textos e outras informações importantes sobre a receita. 

2. FAÇA DA COMIDA O FOCO DO BLOG

A refeição preparada deve ser o centro das atenções em um blog de comida no Youtube, como revela o artigo "Food Channels" no Youtube Creator Academy, o site de cursos gratuitos do Youtube para criadores de conteúdo. 

Segundo o site, os youtubers bem-sucedidos neste ramo apresentam a comida de formas criativas, incluindo thumbnails e títulos que chamam a atenção. 

Por isso, experimente inserir close-ups dos pratos cuja receita você ensinará, mostre aos seguidores imagens do resultado final no início do vídeo para que eles fiquem interessados na receita e use títulos claros e adequados ao conteúdo apresentado. 

3. ESCOLHA UM NICHO DE ATUAÇÃO

Dentro da área de culinária, eleja um campo de atuação a fim de produzir conteúdo mais específico e focado. Por exemplo, você pode publicar receitas de confeitaria, pratos saudáveis ou de comidas tradicionais de determinada região, etc. 

Assim, seus seguidores saberão que podem voltar ao seu blog de comida no Youtube para acompanhar determinado conteúdo. Essa consistência é importante para adquirir seguidores. 

4. SIGA UM CALENDÁRIO DE PUBLICAÇÃO

Falando em consistência, o algoritmo do Youtube tende a favorecer criadores que publicam com frequência e com programação definida, como aponta o FBC (Food Bloggers of Canada). 

Com isso em mente, crie sua própria rotina e calendário de produção e publicação de conteúdo para o seu blog de comida no Youtube. 

Lembre-se de compartilhar os dias ou a frequência planejada de publicação de vídeos novos com seus seguidores. 

5. FAÇA RECEITAS PARA INICIANTES TAMBÉM 

Cada pessoa da sua audiência terá um nível de familiaridade com a cozinha, como ressalta o conteúdo sobre canais de comida do Youtube Creator Academy. 

Para alcançar desde os novatos até os mais experientes, publique vídeos explicando como fazer pratos ou técnicas culinárias básicas como, por exemplo, "como fazer uma omelete". Você pode aproveitar esse tipo de conteúdo e indicá-lo em receitas futuras.  

Vale lembrar que você pode tornar o processo de ensinar receitas em algo divertido para seus seguidores, incorporando sua personalidade para tornar seu blog de comida no Youtube em algo único e que reflita sua forma de cozinhar.