Imagem ilustrativa da imagem As ferramentas de produtividade para 2021

Foi-se o tempo em que a organização era feita por post-it, agendas, painéis e outras bugigangas. Há quem ainda use os artifícios anteriores, mas atualmente o jeito de se organizar, de se preparar e desenvolver atividades e projetos mudou muito.

Com um mundo cada vez mais dinâmico, os processos mais rápidos, as constantes atualizações e o imediatismo exigem métodos a altura. Daí, a necessidade explícita de ferramentas de produtividade e organização para nos auxiliar no cotidiano.

Você também pode gostar:

Problemas psicológicos se intensificam e empresas investem mais em pessoal

Mas, vem a dúvida: qual ferramenta usar? Diante de tantas opções e funcionalidades de cada ferramenta, fica difícil escolher uma. O primeiro passo é definir bem seus objetivos e obrigações durante a semana; o segundo passo é saber exatamente em que você é mais desorganizado ou tem mais dificuldade em executar. Tendo essas duas coisas em mente, procure as melhores ferramentas que se encaixem nas soluções de seu problema. Mas esse artigo pode te ajudar e te dar sugestões de ferramentas de produtividade que são bem úteis!

Ferramentas de produtividade para o Trabalho

Iniciando esta lista com as principais ferramentas para o Trabalho, onde mais se exige organização e produtividade.

Slack

Imagem ilustrativa da imagem As ferramentas de produtividade para 2021

É um plataforma de comunicação interna, feita especificamente para empresas. Tem funcionalidades de chat e faz chamadas de vídeos, com personalizações e maior interação entre os participantes, podendo compartilhar diversos tipos de arquivos.

Está certo que há várias plataformas de comunicação em grupo, porém, a Slack é para o campo mais profissional, com características importantes que ajudam na produtividade de uma empresa, como:

Criação de canais, que é como uma divisão, caso a empresa tenha vários setores;

Comandos que podem ser usados para lembrar de tarefas, marcar pessoas ou canais, abrir chamadas de voz, ocultar imagens e deixar as conversas mais limpas, e muito mais;

E várias outras funcionalidades.

É, o Slack pode substituir as trocas chatas de e-mail na sua empresa, melhorando a comunicação e troca de arquivos.

G Suite

Imagem ilustrativa da imagem As ferramentas de produtividade para 2021
| Foto: Divulgação

Não é à toa que o Google é uma das maiores empresas do mundo. Sempre inovando e criando novas ferramentas de acordo com o desenvolvimento de novas tecnologias e novas necessidades.

O G Suite é o pacote corporativo do Google armazenamento na nuvem ilimitado no Google Drive. Os serviços potencializados são:

E-mail personalizado, que pode ter a capacidade até 30 GB de armazenamento, além, claro, da customização do e-mail, permitindo ao usuário usar seu próprio domínio;

Agenda, que pode ser compartilhada com outros usuários;

Mini Sites, que não exige muito conhecimento em programação ou design, permite ao usuário criar um site, compartilhando com uma equipe, por exemplo;

Apresentações, Documentos e Planilhas, que é um serviço parecido aos programas da Microsoft. No G Suite, essas ferramentas se tornam mais dinâmicas e colaborativas, se diferenciando da versão gratuita;

Meet, que é a plataforma do Google para chamadas de vídeo em grupo. Esta ferramenta oferece a possibilidade de compartilhar arquivos e a tela;

Google Forms, que permite ao usuário fazer formulários, oferece diversos templates e design, além da possibilidade de observar a respostas simultaneamente;

Chat, onde o usuário pode comunicar-se em grupo, tendo capacidade de até 8.000 participantes.

Runrun.it

Imagem ilustrativa da imagem As ferramentas de produtividade para 2021
| Foto: Divulgação

Uma ferramenta para gestão de projetos. Surgiu devido a dificuldade em gerenciamento de muitos projetos ao mesmo tempo, o que, diga-se de passagem, é quase impossível.

O Runrun.it funciona de acordo com as pontas de gerenciamento de uma empresa: Na execução da operação, que é preciso organizar o trabalho; na medição dos resultados, especificando custos e prazos; e no Saber da estratégia, atuando no desenvolvimento de projetos que ponham estratégias específicas em prática.

O software também faz relatórios, dentre eles:

Alocação de pessoas

Relatório que mostra como as pessoas estão se dividindo de acordo com cada cliente e projetos;

Planilhas

Diversos dados detalhados sobre cada tarefa, sobre o tempo dedicado a cada tarefa e sobre o tempo em cada tarefa permaneceu em andamento;

Gantt

Um relatório onde são mostradas as tarefas numa linha do tempo por projeto ou equipe. É como um calendário de tarefas;

Controle Geral de Tarefas

Como o próprio nome diz, é um relatório onde estão todas as informações sobre as tarefas, como quais já foram entregues, quantas estão em andamento, esforço estimado, horas trabalhadas, Tags e mais;

Custos

Um relatório que entrega informações financeiras como orçamento, revisão de estratégia de precificação de acordo com o cliente, e mais.

Há várias outras funcionalidades, mas o software foi feito especificamente para empresas e seus projetos. Tornando toda a execução mais simples e comunicativa.

Ferramentas de CRM

CRM é sigla para Customer Relationship Management, que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Em suma, são tipos de sistemas e ferramentas que automatizam a relação com o cliente. Quer sobre algumas ferramentas?

RD Station CRM

Imagem ilustrativa da imagem As ferramentas de produtividade para 2021
| Foto: Divulgação

Recentemente criada (2018), esta ferramenta oferece aos usuários o gerenciamento de oportunidades no pipeline, visualização de desempenho da empresa e organização do follow-up. Além disso, é possível visualizar todos os processos do funil de vendas.

E como uma boa ferramenta de CRM, o RD Station CRM, deixa num histórico todas as interações com o cliente, permitindo que os usuários vejam, e ainda é possível ligações, envio de e-mails e visitas.

É uma ótima ferramenta para empresas que desejam aumentar o tráfego orgânico para os seus sites, gerar leads e vendas e ainda fazer um acompanhamento de perto da sua evolução.

Bitrix 24 CRM

Imagem ilustrativa da imagem As ferramentas de produtividade para 2021
| Foto: Divulgação

A Bitrix 24 CRM oferece ferramentas com direito a leads e clientes ilimitados funil de vendas, rede social corporativa, chamadas de vídeo e relatórios. A interface é extremamente intuitiva.

A B24 permite a edição rápida de preços e descontos, impressão de propostas ou envio por e-mail, edição rápida de preços e descontos, e muito mais.

Zoom

Imagem ilustrativa da imagem As ferramentas de produtividade para 2021
| Foto: Divulgação

Com a pandemia, o Zoom ficou cada vez mais popular entre empresas, escolas e até eventos sociais.

O software é uma ótima ferramenta para videoconferências remotas. Mas além disso, ele oferece várias funcionalidades que torna a experiencia de uma reunião muito mais simples, como:

Gravação, que permite gravar a reunião e salvar no computador ou celular;

Criação de canais, onde os usuários podem fazer grupos de conversa e compartilhamentos de arquivos;

Anotações em grupo, sendo possível fazer avisos ou mesmo desenhar em arquivos compartilhados.

Há muitas outras funcionalidades para testar em sua empresa. Vale a pena ter essa ferramenta na sua lista.

PDFelement

Imagem ilustrativa da imagem As ferramentas de produtividade para 2021
| Foto: Divulgação

É uma verdadeira chatice e muito improdutivo ter que converter arquivos PDF para editá-los. Além das complicações de formatação. É aí que o PDFelement entra. É uma ferramenta completíssima para lidar com PDF.

Esse software te oferece diversas funcionalidades interessantes e muito úteis, como:

Criar PDF

Esta funcionalidade te permite converter ou digitalizar um PDF para vários tipos de formatos;

Edita PDF

O que essa ferramenta mais promete é a facilidade em editar um PDF como se estivesse no Word. E o melhor, é possível editar até digitalizações (documentos escaneados);

Converter PDF

Que converte qualquer arquivo PDF em Word, Excel e Power Point, sem perder as formatações originais;

Comentar

É uma funcionalidade de marcar certas partes do PDF e fazer avisos;

Rever

Permite a revisão de comentários;

Assinar

Como o próprio nome diz, esta função permite ao usuário definir processos de trabalhos assinados;

Criar Formulários

Parecido com o Google Forms, você pode transformar qualquer formulário Word, Excel ou outros num formulário PDF editável;

Recolher dados dos formulários

É possível recolher os dados obtidos das respostas postas no formulário;

Segurança

Prezando pela privacidade, esta função pode controlar o acesso ao PDF por meio de senhas; é possível ocultar informações desejadas do PDF, e também permite a assinatura digital do proprietário.

Esta ferramenta é perfeita para quem está sempre usando PDF’s na empresa.

Ferramentas de produtividade pessoal

Na lista anterior, você viu ferramentas importantes para o campo profissional. Mas também há ferramentas bem úteis para a sua vida pessoal, afinal a produtividade em casa é extremamente bem vinda.

Você também pode gostar:

Como trabalhar em home office com produtividade

Trello

Imagem ilustrativa da imagem As ferramentas de produtividade para 2021
| Foto: Divulgação

O Trello é uma ferramenta de organização de projetos. Apesar de muitos acharem que que é um software exclusivo para o campo profissional, ele também serve muito para a vida fora da empresa.

A ferramenta consiste em listas de tarefas a serem seguidas, onde o usuário pode fazer descrições, prazos e objetivos, e é possível categorizar cada tarefa.

Mind Meister

Imagem ilustrativa da imagem As ferramentas de produtividade para 2021
| Foto: Divulgação

É recomendado por muitos estudiosos o uso de mapas mentais para melhor aprendizagem. E se houvesse uma ferramenta digital para tornar o processo mais intuitivo e dinâmico?

O MindMeister é software que permite ao usuário fazer um mapeamento mental de tudo o que você aprende ou de tudo o que quer desenvolver.

Canva

Imagem ilustrativa da imagem As ferramentas de produtividade para 2021
| Foto: Divulgação

O Canva é uma plataforma de design gráfico para pessoas que não sabem design gráfico.

Com uma interface fácil de ser compreendida, essa ferramenta te permite fazer diversas peças gráficas para você ou seu negócio. Lá o usuário pode escolher as dimensões do documento desejado, os tamanhos suportados por diversas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, etc), e, claro, layouts prontos e editáveis.

E então? Em tempos de atualizações tecnológicas a todo momento, um mundo dinâmico e exigindo mais de nós, toda ferramenta que ajude a produtividade é sempre bem-vindo.