A votação da terceira etapa do Festival Cozinha & Sabor que vai eleger o "Prato do Ano" se encerra neste domingo (11). O público pode participar do evento votando em seus estabelecimentos preferidos através do site www.folhacozinhaesabor.com.br

Londrina tem opções que vão das deliciosas porções de botecos a receitas sofisticadas servidas em restaurantes
Londrina tem opções que vão das deliciosas porções de botecos a receitas sofisticadas servidas em restaurantes | Foto: Shutterstock



Os três pratos mais votados participarão da grande final do evento que acontecerá em dezembro e contará com a participação de um grande nome da gastronomia nacional, que julgará os competidores em uma disputa na qual os concorrentes prepararão seus pratos ao vivo diante dos jurados. Promovido pelo Grupo Folha de Comunicação, o Festival Cozinha & Sabor tem como objetivo divulgar o potencial gastronômico de Londrina. A cidade atende aos mais variados paladares, oferecendo a seus moradores e visitantes um leque diversificado de restaurantes, lanchonetes, bares pizzarias e churrascarias.

Além da influência trazida por imigrantes ingleses, italianos, japoneses, árabes, portugueses, alemães, incluindo nordestinos e sulistas, entre outros, a culinária local também dá espaço a modernas tendências mundiais quando o assunto é comer bem. De deliciosas porções servidas em botecos a requintados pratos da alta gastronomia servidos em sofisticados restaurantes, Londrina conta com cardápios amplos que atraem muitos moradores de cidades vizinhas. Muitas das receitas caseiras guardam memórias e afetos das pessoas de várias etnias que chegaram em Londrina ainda na fase da colonização do município.

As duas primeiras etapas do festival já foram concluídas, selecionando, por meio de voto popular as três melhores porções de bares e os três melhores lanches de lanchonetes e hamburguerias. O festival também elegerá o melhor garçom da cidade, que receberá o prêmio Garçom Nota 10! Os estabelecimentos finalistas de cada categoria serão avaliados em dezembro por um júri formado por chefs e formadores de opinião no evento. A classificação será anunciada no mesmo dia com premiação na sequência.

Para finalizar a temporada, os principais conteúdos e etapas serão reunidos em um "Guia Gastronômico", publicação que será distribuída aos assinantes da Folha de Londrina. O concurso tem patrocínio da Vectra Construtora e do Super Muffato. Os três pratos mais votados participarão da grande final do evento que acontecerá em dezembro e contará com a participação de um grande nome da gastronomia nacional, que julgará os competidores em uma disputa na qual os concorrentes prepararão seus pratos ao vivo diante dos jurados.