GASTRONOMIA -

Vida longa à lentilha

Grão popularmente conhecido por atrair sorte, fartura e prosperidade é um aliado da qualidade de vida

Walkiria Vieira - Grupo Folha
Walkiria Vieira - Grupo Folha

Há quem associe a lentilha automaticamente às festas de fim de ano graças às crenças populares sobre a leguminosa. Versátil e nutritiva, a lentilha  contém proteína, ferro, magnésio, potássio, vitaminas, zinco, fibras e poucas calorias —100 g de lentilha cozida têm 93 calorias. São conhecidas as seguintes propriedades: melhora a saúde do coração, faz bem para os ossos, é indicado para gestantes, aumenta a saciedade e ajuda na perda de peso, previne a prisão de ventre, ajuda a combater a anemia, controla os níveis de açúcar no sangue e fortalece o sistema imune.


 

Lentilhas: saudável todos os dias do ano
Lentilhas: saudável todos os dias do ano | iStock
 


Não por acaso, pode substituir o feijão no dia a dia, e também é ingrediente de diversas receitas como saladas e refogados. Também são conhecidas suas qualidades que no combate à fadiga, pois seu consumo ajuda a  suprir as deficiências de minerais essenciais como ferro, ácido fólico, manganês e zinco. Além disso, a leguminosa é fonte de energia. 10. Melhora o humor A lentilha possui vitaminas, ácido fólico, manganês, ferro e fósforo. Juntos esses nutrientes atuam no sistema nervoso central estabilizando o humor. Além disso, possui o mineral magnésio e o aminoácido triptofano.


Salada com lentilha

Ingredientes:

200 g de lentilha cozida al dente; 1 tomate grande sem sementes bem picado; 1/2 pimentão amarelo pequeno bem picado; 1/2 cebola pequena bem picada; 1 colher (café) de açafrão, salsinha,orégano, cebolinha, limão, azeite e pimenta do reino a gosto; sal com moderação; 1 folha de louro. 


Preparo:  Lave a lentilha e deixe de molho com água de um dia para o outro. No dia seguinte, escorra a água da lentilha e reserve.

Leve uma panela ao fogo com 1/2 litro de água, a folha de louro, 1 pitada de sal e deixe ferver. Quando levantar fervura deixe por mais 2 minutos. Apague o fogo, tampe a panela e deixe amornar. Escorra a água em uma peneira e despreze a folha de louro. Coloque a lentilha em uma vasilha e junte o restante dos ingredientes,

Misture bem e sirva fria.


Lentilha com costelinha de porco 

Ingredientes: 1/2 kg de lentilhas; 100 gramas de bacon;1 cebola (média) picada 1/2 kg de costelinha de porco; colheres (sopa) de óleo; 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco; 2 cenouras em cubinhos; 2 tomates (sem pele nem sementes) picados


Preparo: Frite o bacon e e cozinhe a lentilha em 4 xícaras (chá) de água fervente, por 15 minutos. Reserve. Doure a cebola e a costelinha no óleo. Junte , o vinho, as cenouras, os tomates e cozinhe em fogo baixo, até a costelinha ficar macia. Adicione a lentilha reservada e cozinhe por mais 10 minutos, para tomar o gosto do tempero. Sirva quente.

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo