GASTRONOMIA -

Versáteis, sobras de frutas e legumes se transformam em deliciosos pratos, confira as receitas!


Walkiria Vieira - Grupo Folha
Walkiria Vieira - Grupo Folha

Avareza não cabe à mesa. Nem tampouco o desperdício. Por mais singela, a refeição é momento de agradecer, dar uma pausa em todas as tarefas - que podem sim aguardar- para renovar as energias. Talos, folhas e  cascas, muitas vezes descartados, possuem propriedades e rendem preparos surpreendentes. 

A beterraba é um exemplo e, embora na maioria das vezes o consumidor encontre apenas a raiz tuberosa para a compra, vale a pena levar para casa o vegetal completo -  com o caule e as folhas. De baixo índice glicêmico, os talos e as folhas de beterraba não elevam o nível de açúcar no sangue e ainda são pouco calóricos, contendo apenas 3,3 calorias por colher de sopa. Suas fibras auxiliam o trânsito intestinal e ainda afastam a fome, fornecendo sensação de saciedade. Sua ação antioxidante é outro atributo - graças à  presença de vitamina C e carotenóides, como o beta-caroteno, que combatem os radicais livres,  combatendo doenças e o envelhecimento da pele.



Pastel assado com talos de agrião, tira-gosto de casca de batata, farofa com talos de couve, bolinho de arroz com talos e folhas são só algumas sugestões. A criatividade e a economia são os principais ingredientes da proposta em, antes de descartar os orgânicos, lembre- se de que em muitos casos você pode aproveitar até o talo, literalmente. 


Pode acrescentar bacon frito, ou frango em pedaços para encorpar a receita
Pode acrescentar bacon frito, ou frango em pedaços para encorpar a receita | iStock
 



Risoto de casca de abóbora

Ingredientes: 1 cebola grande picada/- Cascas de 1 abóbora, bem lavada e ralada/- 1 xícara (chá) de água/- 1 pimentão picado/- 3 xícaras (chá) de arroz cozido/- 1/2 caixinha de creme de leite/- 1/2 copo de requeijão/- Cheiro verde a gosto/- Sal e shoyu com moderação. 


Modo de preparo: Refogue a cebola em uma panela. Adicione a casca de abóbora ralada e a água e deixe cozinhar por 10/15 minutos. Acrescente o pimentão e refogue bem. Aos poucos, coloque o arroz já cozido, alternando com o creme de leite e o requeijão. Por último, tempere com cheiro verde, sal e shoyu a gosto.



Folha de beterraba rasgada

Ingredientes: 150 g de folha de beterraba cortadas em pequenos pedaços; ½ cebola; 2 dentes de alho picados ou amassados

1 colher (sopa) de azeite de oliva ; Sal com moderação. 


Modo de preparo: Bem parecido com o passo a passo da couve, aqueça o azeite, doure a cebola, o alho e refogue as folhas até que fiquem macias. 



Suco de casca de abacaxi com capim cidreira

Ingredientes: cascas de 1 abacaxi bem higienizadas; 1 xícara (chá) de capim cidreira; 1 litro de água; Açúcar ou adoçante são opcionais. 

Modo de preparo: Bata no liquidificador as cascas de abacaxi, o capim cidreira e a água. Coe, adoce e sirva. 



 Geleia de casca de melão

Ingredientes:1 xícara (chá) de cascas de melão, bem lavadas e picadas/- 1 xícara (chá) de água/- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar/- 1 pau de canela/- 3 cravos da índia.


Modo de preparo: bata as cascas com a água no liquidificador. Leve ao fogo com o açúcar, a canela e os cravos, cozinhando em fogo brando e mexendo sempre, até dar o ponto de geleia. Você também pode fazer essa receita com cascas de abacaxi, mamão, maçã, pera, goiaba, melancia ou até cenoura.


Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Continue lendo


Últimas notícias