Famoso e tradicional, o pastel de nata, ícone da culinária portuguesa, não tem nada de nata. Mesmo assim, não deixa de ser delicioso! A massa folhada bem crocante e estaladiça leva um recheio preparado com ingredientes fáceis de encontrar: açúcar, leite e gemas de ovos. Mais de 200 anos atrás, numa época em que não havia tantas facilidades no histórico Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa, no bairro de Belém, os monges dali inventaram a receita, porque sobrava muita gema, já que as claras de ovo eram utilizadas para engomar os hábitos.

Dizem que, assim, surgiram também outras receitas, como a gemada, a queijadinha e até o pudim. Até que, depois de 1800, com problemas financeiros, os monges do mosteiro tiveram de vender a receita a um empresário local, que fundou os Pastéis de Belém, homenageando o nome do bairro onde estava instalado, bem ao lado do mosteiro. O restante que se come em todo o mundo é pastel de nata. Por isso, um aviso: você pode até levar uma bronca ou um puxão de orelhas se chegar em qualquer lugar em Portugal em pedir um pastel de Belém.

E em Londrina? Onde é possível encontrar os famosos pastéis de nata? Não é um doce tão popular, tal qual o brigadeiro, que se acha em qualquer padaria ou confeitaria por aí. Ao contrário, são poucos os lugares que vendem, muitas vezes, produzidos de maneira terceirizada. Lembro-me que no Shopping Quintino havia uma lanchonete, na praça de alimentação, que vendia o doce, muito gostoso por sinal. Faz tempo que não vou lá, então, não sei se o local ainda está aberto.

Sem dúvidas, o restaurante Cantinho Português é um dos locais mais tradicionais em Londrina onde se pode encontrar o pastel de nata. Não apenas as vezes em que fui apreciar um bom bacalhau por lá, mas, também, quando me reuni com a Ana Maria, degustei os deliciosos pastéis de nata. E, de modo muito especial, no último fim de semana, quando o filho dela, Caio, casou-se com minha grande e admirável amiga Letícia. À parte a celebração religiosa e a festa, também merece destaque a mesa de doces, onde não podiam faltar pequenos pastéis de nata, apreciados pelos convidados e degustados com um bom cafezinho.

Ou com vinho, quem sabe? Lá em Lisboa, na tradicional confeitaria de Belém, os pastéis de nata podem ser degustados acompanhados de uma pequena taça do vinho do Porto, o que também não é tão costume por aqui. Que tal a gente importar esse hábito português? Tenho certeza que será algo muito gostoso! Vamos normalizar em Londrina os pastéis de nata com vinho do Porto!

...

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link