Prato típico italiano, o risoto carrega uma diversidade de sabores e experiências. Um prato típico italiano em que se fritam levemente as cebolas e o arbóreo, ou o arroz comum em manteiga, e se vai gradualmente deitando um fundo de carne ou legumes e outros ingredientes.

O nome ‘risoto’ significa, de forma bem literal, ‘arrozinho’. Do norte da Itália, próximo a Lombardia, o prato foi criado por meados do século XI, quando a Sicília era habitada pelos povos sarracenos, que inclusive trouxeram o grão para ser cultivado e preparado na região.

Risoto: sempre apreciado em diferentes receitas
Risoto: sempre apreciado em diferentes receitas | Foto: iStock

Com o passar do tempo, a receita passou a ser incrementada e sofrer adaptações a depender de quem come. Mas a receita original, que hoje agrada muitos paladares, foi criada só em 1574, por Valério di Fiandra (um dos criadores dos vitrais da Catedral de Milão).

Quando a filha de Fiandra se casou, o artista ofereceu um jantar aos convidados e serviu seu ‘carro-chefe’, o risoto. Historiadores dizem que durante a preparação do prato, Fiandra deixou cair açafrão na panela, nascendo então o risotto alla milanese. Na receita de hoje, o risoto à milanesa é acompanhado de filé mignon ao molho. Para melhorar ainda mais sua experiência gastronômica, um vinho malbec será uma boa escolha para servir junto ao prato. Agora é mão na massa e bon appetit!

RISOTTO ALLA MILANESE

INGREDIENTES


2 xícaras de arroz (arbóreo), 3 colheres (sopa) de manteiga, 1/2 cebola média, 1/2 xícara de vinho branco seco, 2 pistilos de açafrão (ou 1 colher (café) cheia de açafrão em pó), 1 litro de caldo de galinha e 5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.

MODO DE PREPARO


Numa panela grande, derreta a metade da manteiga. Junte a cebola picada e deixe dourar. Em seguida, adicione o arroz, frite levemente, coloque o vinho e deixe evaporar. Depois, junte aos poucos o caldo de galinha bem quente, sem parar de mexer. Quando o arroz estiver quase al dente, dissolva o açafrão num pouquinho de caldo e jogue na panela. Quando estiver no ponto, desligue o fogo, junte a manteiga restante e o parmesão, misture muito bem e sirva imediatamente.

FILÉ MIGNON AO MOLHO

INGREDIENTES

1 kg de filé mignon em bifes não muito finos, 3 dentes de alho espremidos, mostarda de dijon a gosto, sal e pimenta a gosto, 1 cubo de caldo de legumes, 1/2 xícara (café) de azeite de oliva, 1/2 colher (sopa) de manteiga e 2 xícaras de chá de creme de leite fresco.

MODO DE PREPARO

Grelhe os filés na manteiga e adicione uma mistura de sal com a pimenta. Depois de grelhados, reserve-os. Frite o alho na manteiga com azeite até ficar transparente. Acrescente a mostarda, o caldo de legumes e o creme de leite, acerte o sal se necessário e despeje sobre os filés, sirva em seguida.

Supervisão Célia Musilli/ Editora

** Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.