|
  • Bitcoin 102.802
  • Dólar 5,3317
  • Euro 5,5605
Londrina

Cozinha & Sabor

m de leitura Atualizado em 07/05/2021, 08:35

Um bolo pecaminoso

Receita inspirada no 'devil's food cake' vai bem como sobremesa e também no café da tarde

PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 07 de maio de 2021

Folhapress
AUTOR autor do artigo

Foto: Folhapress
menu flutuante
Imagem ilustrativa da imagem Um bolo pecaminoso Imagem ilustrativa da imagem Um bolo pecaminoso
|  Foto: Folhapress
 

Bolo de chocolate é uma instituição da gastronomia mundial. Acredita-se que as primeiras receitas tenham nascido na segunda metade do século 17, com a chegada do chocolate das Américas à Europa. 

No século seguinte, as preparações começaram a aparecer em livros de receitas, como o norte-americano "The Lady's Receipt Book", publicado em 1847 por Eliza Leslie.

Muitas são as formas de se preparar um bolo de chocolate. E, sinceramente, há infinitos jeitos de acertar. No Brasil, o bolo feito com "chocolate do padre" ou chocolate em pó e coberto de brigadeiro é sucesso absoluto. Nos restaurantes, o petit gateau, ainda que tenha perdido parte do charme, segue com apelo.

O bolo de chocolate com calda quente é largamente inspirado no chamado "devil's food cake", um bolo denso e escuro que é tipicamente feito em camadas e muito tradicional nos Estados Unidos.

Alguns acreditam que o nome tenha surgido como uma oposição ao "angel's food cake", ou bolo anjo, cuja preparação dá origem a um bolo muito fofo e leve. 

O devil's, cuja tradução é "do diabo", por sua vez, é rico e denso, qualidades que levaram os primeiros comensais destes tipos de bolo a classificá-lo como "pecaminoso" - as primeiras receitas com preparações similares datam do final do século 19.

Pecaminoso ou não, o bolo estilo devil's é absolutamente delicioso. Servido com calda quente de chocolate e sorvete se torna uma sobremesa quase imbatível; sozinho no café também é maravilhoso. 

O importante desta receita é não usar a batedeira, para manter a característica mais pesada, sem muito ar incorporado, e usar chocolate em pó sem açúcar. Ou seja, nada de achocolatado: cacau 100%, deixa o bolo bem escuro. É possível usar variações 50% ou 70% também. O resultado vai ser igualmente saboroso, porém menos escuro e intenso.

Bolo de chocolate com calda quente

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 ovos

1 xícara (chá) de óleo

1 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de fermento em pó

¾ xícara (chá) de cacau em pó

1 e ½ xícara (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de leite

1 colher (chá) de extrato de baunilha

Manteiga e cacau para untar a forma

MODO DE FAZER

Bata com um batedor de arame os ingredientes líquidos da massa (ovos, óleo, leite e baunilha). Peneire os ingredientes secos (farinha, açúcar, cacau, sal e fermento) sobre os líquidos, deixando o fermento por último. Misture bem com uma espátula. ‚Unte uma forma de bolo inglês ou de buraco usando manteiga e cacau em pó. ‚Coloque a massa na forma e asse em forno médio por cerca de 35 a 40 minutos. Para saber se o bolo está assado, faça o teste do palito, que deve sair limpo ao ser inserido na massa.  

Calda

1 xícara (chá) de açúcar

4 colheres (sopa) de cacau em pó

4 colheres (sopa) de leite

2 colheres (sopa) de manteiga 

Em uma panela pequena, coloque os ingredientes da calda. Aqueça em fogo baixo, mexendo sempre, até obter um líquido espesso e homogêneo. Desenforme o bolo ainda morno e sirva com a calda quente e o sorvete de sua preferência