Das tortas geladas, com toda certeza, a de limão é uma das mais saborosas. Agrada quase todos os paladares, é doce, mas ao mesmo tempo é azedinha, hummm… É uma mistura que, não dá para negar, é de encher a boca de água.

Sua história não tem nada de mirabolante, muito menos contém bebidas alcoólicas no meio. E sem muitas surpresas, ela é simples. A primeira menção formal de ‘Key lime pie’, como é chamada nos Estados Unidos, veio como uma receita, feita por William Curry, um milionário de Key West que restaurava navios, e seu cozinheiro, o “Tio Sally”.

De tão deliciosa e com um sabor instigante, logo fez sucesso nos bairros aos arredores. É possível e até provável que Sally tenha adaptado a receita com o passar dos anos, mas nada que mudasse o seu sabor maravilhoso.

A torta de limão foi inventada com uma receita básica do final do século 19. Tradicionalmente feita com leite condensado enlatado, já que o leite fresco não era uma mercadoria tão comum na Flórida na época.

A torta fez tanto, mas tanto sucesso que hoje existe o ‘Key Lime Pie Festival’ (Festival da Torta de Limão, em português), comemorado todos os anos em 4 de Julho, Dia da Independência norte-americana. Então, se algum dia você planeja visitar Key West, está aí uma ótima data para se escolher!

A maioria das receitas de torta de limão no Brasil, são adaptadas e não levam gema de ovo. Nessa receita, você vai aprender a fazer a Torta de Limão norte-americana. São passos simples, mas que pedem atenção, por isso fique de olho e mão na massa!

Torta de limão: fácil de fazer, está entre as mais saborosas
Torta de limão: fácil de fazer, está entre as mais saborosas | Foto: iStock

Torta de Limão

INGREDIENTES: 2 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de margarina (ou manteiga), 2 colheres de sopa de leite, 1 colheres de sopa de fermento em pó, 1 colher de café de sal (caso a margarina usada seja a sem sal), farinha de trigo o quanto baste (aproximadamente 5 1/2 colhes de sopa bem cheias).

RECHEIO: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite e 3/4 de xícara de chá de suco de limão taiti.

COBERTURA: 2 claras em neve, 3 colheres de sopa cheias de açúcar, 1 colher de sopa de suco de limão taiti e raspas de limão.

MODO DE PREPARO

MASSA: Com uma colher de sopa, misture a gema com o açúcar até clarear a mistura formada. Acrescente a manteiga, o leite e o fermento em pó e depois misture a farinha de trigo. Amasse até formar uma massa homogênea e lisa. Em uma forma de fundo removível (ou de sua preferência), disponha a massa cobrindo o fundo e a lateral (2 a 3 cm na lateral, conforme for o tamanho da forma usada). Fazer pequenos furos na massa com a ponta de um garfo para que a massa possa crescer sem estragar o formato desejado. E então asse até dourar levemente a massa (ou até começar a sentir o cheiro de massa assada).

RECHEIO: Bata os ingredientes no liquidificador e até formar uma mousse. Coloque sobre a massa previamente assada.

COBERTURA: Bata no liquidificador até formar um merengue. Cobrir a torta já recheada, decorando conforme sua preferência. E por fim, raspe a casca de um limão (ralo fino) sobre a cobertura para enfeitar.

** Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.