COZINHA & SABOR -

Temperatura máxima com sobremesas à altura

Sobremesas geladas são refrescantes e permitem combinações variadas no verão

Walkiria Vieira - Grupo Folha
Walkiria Vieira - Grupo Folha

Abundantes, as frutas formam um verdadeiro carrossel de opções para sobremesas. No verão, soma-se ao sabor, suculência e fibras, o poder de refrescância que oferecem quando misturadas a alguns ingredientes e colocadas para gelar. Depois, é só prazer à mesa. Preparadas em refratários ou em porções individuais, as sobremesas geladas como os sorvetes deixam as refeições e lanches mais completos e os dias de verão mais gostosos. 


Para quem nunca provou, pode ser uma grande surpresa saber que juntar bananas com manga rende um sorvete de massa saudável, de consistência no ponto dos sorvetes artesanais e sabor levemente ácido e adocicado. Há ainda os tradicionais geladinhos - que feitos em casa podem ganhar ingredientes como leite ou água, conforme a tolerância ao consumo e render sobremesa em quantidade, principalmente para a ala dos pequenos. Aliás, convidá-los para o preparo pode ser um programa culinário à parte.

Os tradicionais saquinhos transparentes cheios até a boca de sobremesa congelada possuem também sabor de nostalgia e de forma simples e com uma dose de criatividade, podem surpreender. Com coco queimado, pedaços de morango e um toque de manjericão, sobem ao posto gourmet sem perder a sua essência. 


 

Frutas substanciais como a manga dão excelentes sorvetes ou gelados
Frutas substanciais como a manga dão excelentes sorvetes ou gelados | iStock
 



Gelado artesanal


Ingredientes:  1 manga média congelada; 4 bananas congeladas e limão. 

Preparo:  As frutas, bem maduras, precisam ser previamente congeladas por, no mínimo, quatro horas.  Para evitar o escurecimento das bananas, esprema meio limão sobre as frutas. Bata as bananas até desmanchar e, em seguida, acrescente a manga. Bata por mais três minutos no liquidificador.. Coloque em um pote e congele. O sorvete dura até um mês no congelador.



Sorvete de gelatina com calda de morango


Ingredientes:  1 pacote de gelatina sabor morango (ou o sabor de sua preferência); 1 e 1/4 xícaras (chá) de água fervente; 1 xícara (chá) de água gelada; 1 lata de leite condensado;1 lata de creme de leite sem soro; Calda de morango: 1 e 1/2 xícara (chá) de morangos picados; 1/2 xícara (chá) de açúcar cristal

Preparo: Dissolva bem a gelatina na água fervente e adicione a água gelada; No liquidificador, bata a mistura de gelatina com o leite condensado e o creme de leite até homogeneizar. Disponha em um pote e leve ao freezer por três  horas ou até ficar consistente. Bata a mistura na batedeira por 10 minutos e leve de volta ao freezer até endurecer por completo (cerca de 4 horas); Retire do freezer 10 minutos antes de servir em bolas e com a calda.


Calda de morango



Leve os ingredientes ao fogo baixo por 10 minutos ou até a calda engrossar. Utilize fria.

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo