Fillet mignon with risotto
Fillet mignon with risotto | Foto: iStock

Como tantos outros pratos, a origem do risoto no Brasil começou com a imigração italiana por meados do século XIX e, daí em diante, ganhou diversas variações. Aqui no Brasil, os risotos são extremamente criativos, aliado aos itens típicos de cada região deste país gigante territorialmente. Então, seria normal o prato ganhar ingredientes próprios, como: carnes, crustáceos, frango, pato, queijos, entre outros.

Até a década de 1980, o risoto era feito com sobras de arroz e alimentos do dia a dia, e mais conhecido por “arroz de forno”. O prato, basicamente, foi feito como um acompanhamento de outros pratos. Com o passar do tempo, o risoto ganhou status de protagonista em lares e restaurantes.

Pensando nisso, que tal um jantar delicioso e sofisticado feito na sua casa? O risoto de brócolis com escalopinho é nossa receita da semana e, também, uma ótima opção para preparar quando receber visitas em um jantar de final de semana. E sabe do melhor: com 40 minutos você consegue preparar esse prato saboroso e sensacional. O risoto acompanhado do brócolis deixa o prato ainda mais nutritivo e é um excelente ingrediente para suas refeições ficarem ainda mais saudáveis. O brócolis é rico em minerais, vitaminas, proteínas e combate diversas doenças. Ficou com água na boca, né? Então, confira a receita da semana!

INGREDIENTES: 8 bifes pequenos de carne tipo filé-mignon; sal e pimenta-do-reino a gosto; 1 e 1/2 xícara (chá) de buquês de brócolis; 6 xícaras (chá) de caldo de legumes caseiro; 6 colheres (sopa) de manteiga; 2 cebolas raladas; 2 e 1/2 xícaras (chá) de arroz carnaroli; 1 xícara (chá) de vinho branco seco; 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso; 8 colheres (sopa) de creme de leite sem soro e azeite para fritar.

MODO DE PREPARO: Tempere os bifes com sal e pimenta. Escalde rapidamente o brócolis em água fervente com sal e escorra. À parte, ferva o caldo de legumes. Em uma panela de fundo grosso, aqueça metade da manteiga em fogo médio e frite a cebola até ficar macia e transparente. Coloque o arroz e frite por 2 minutos. Abaixe o fogo, acrescente o vinho e espere secar. Adicione 1 concha (chá) da água com o caldo e espere secar. Repita a operação, sem parar de mexer, até o arroz ficar macio. Acerte o sal. Desligue e misture a manteiga restante, o parmesão, o brócolis e o creme de leite. Quando o arroz estiver quase pronto, em uma frigideira, em fogo alto, frite os escalopes em azeite e sirva acompanhando o risoto. Se desejar, acompanhe com brócolis refogado.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1