COZINHA& SABOR -

Sanduíches leves para o verão

Aprenda receitas fáceis de sanduíches frios perfeitas para ter lanche incrementado nos dias de calor

Juliana Ventura/ Folhapress
Juliana Ventura/ Folhapress

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! Nesse calor, fica difícil comer pratos muito substanciosos e quentes, não é mesmo? Pensando nisso, preparei três receitas de sanduíches. Para serem saboreados frios, eles são perfeitos para os dias ensolarados em que a gente não pode nem pensar em pratos que pesam no estômago. Para agradar a todos os paladares, há uma opção com carne e uma vegetariana. Todos deliciam e matam a fome. A história do sanduíche é particularmente engraçadinha. Reza a lenda (e os historiadores parecem corroborar com essa versão) que a comida composta por duas fatias de pão com algum recheio entre elas foi criada em 1762 pelo inglês John Montagu, conde de Sandwich (termo que originou nossa versão aportuguesada sanduíche). Ao que consta, ele tinha um terrível problema de vício em jogos de cartas e passava horas e horas na mesa de carteado. Certo dia, o conde pediu que seu cozinheiro criasse algo que ele pudesse comer sem interromper o jogo. Foi o nascimento do sanduíche. O nobre acabou se apaixonando pela iguaria, que, por sua vez, foi se tornando popular na Inglaterra. Hoje, todo o mundo ama um sanduíche e inclusive o utiliza com o mesmo subterfúgio de Montagu, muitas vezes. Isto é: comer rapidamente. Mas comer correndo não é uma prática que eu recomende. Ainda que seja mais fácil comer seu lanche sentado na frente da TV ou do computador, tente saboreá-lo à mesa, na companhia de pessoas queridas. Aproveite também o tempo para prepará-los. Todas as receitas têm algum molho ou pasta que deve ser feito por você mesmo. Quanto ao pão usado, fuja dos ultra processados, que levam conservantes e aditivos que nosso corpo dispensa com gosto. Se não tiver à mão um bom pão de fermentação natural, crocante e saboroso, prefira os pães de padaria. Quanto menos processado for o alimento, melhor. Sempre. Vamos para a cozinha?


 

Rosbife com pepinos no pão: combinação perfeita para os dias quentes
Rosbife com pepinos no pão: combinação perfeita para os dias quentes | iStock
 


Rosbife com pepino

Ingredientes

1 baguete cortada em quatro pedaços de 10 cm cada um. 200 g de rosbife. 1 pepino japonês.

1 ovo. Sal a gosto. 1 col. (sopa) de mostarda. Suco de meio limão. Óleo de milho suficiente para dar ponto. Rendimento: 4 unidades.


Modo de fazer

Primeiramente, faça a maionese. Em uma tigela ou mixer, coloque o ovo, o limão e a mostarda, bata rapidamente a mistura. Adicione o óleo em fio batendo sem parar com batedor de arame ou no mixer até a maionese ficar cremosa. Acerte o sal. Abra a baguete e passe maionese dos dois lado. Recheie com 50 g de rosbife e o pepino fatiado.


Pasta de ricota e rúcula

Ingredientes

8 fatias de pão tipo filão. 200 g de ricota fresca. 1 beterraba pequena. 1 cenoura pequena. ¼ de xíc. (chá) de salsinha picada. 3 col. (sopa) de maionese. -2 col. (sopa) de azeite de oliva. 1 maço de rúcula. Sal e pimenta-do-reino a gosto. Rendimento: 4 unidades.


Modo de fazer

Corte fatias do pão filão com cerca de um dedo de espessura. Lave bem os vegetais. Rale a beterraba e a cenoura. Em uma vasilha, esfarela a ricota e misture a beterraba e a cenoura. Adicione o azeite e a maionese e misture bem. Acerte o sal e a pimenta e finalize com a salsinha.

Monte o sanduíche com uma generosa camada de pasta de ricota e folhas de rúcula.

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo