Não é segredo para ninguém que as hortaliças, de maneira geral, além de suprir as necessidades nutricionais do nosso organismo são excelentes fontes de fibras que ajudam a saciar nosso apetite. A informação é da nutricionista Maria Helena Paiva. "Além disso, as hortaliças são fundamentais para na nossa alimentação, seu consumo deve ser diário, pois traz muitos benefícios ao nosso organismo, ajudam promover o crescimento, fornecer energia para o trabalho, e aumentar a resistência contra doenças, entre elas a covid-19", alerta. Por isso, a necessidade de uma dieta balanceada e diversificada, uma vez que cada tipo de alimento possui uma função específica. Por isso, incorporá-las à alimentação desde cedo é sem dúvida nenhuma encarado como um investimento para obter uma vida longa e saudável.

Saladas podem combinar verduras com frutas, trazendo muitos benefícios ao organismo
Saladas podem combinar verduras com frutas, trazendo muitos benefícios ao organismo | Foto: IStock

Outra grande vantagem segundo Maria Helena Paiva é que embora pobre em calorias, as hortaliças são ricas em substâncias como vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos (componentes antioxidantes). De maneira geral elas destacam-se por sua função reguladora, uma vez que são fonte de substâncias tidas como fundamentais para o funcionamento adequado e harmônico do organismo. Um exemplo é o intestino. Não por acaso, a expressão enfezado - com as fezes dentro de si- vem do estado em que o indivíduo não consegue ir ao banheiro, fica irritado e demonstra isso pelo comportamento mal humorado e impaciente. "Isso mesmo, as hortaliças são fundamentais para fazer o organismo funcionar de maneira adequada e harmônica. São encontrados acima da base na pirâmide alimentar. Além disso, o aconselhável é comer as hortaliças e vegetais ainda crus, pois, no cozimento, por causa do seu aquecimento, verduras e legumes podem perder parte dos seus nutrientes e, assim, não gerar todos os benefícios esperados.

De acordo com a nutricionista, ótima forma de consumir as hortaliças e preservar todos os nutrientes é nas saladas. O segredo para transformar as folhas de hortaliças numa salada saborosa é, além do molho, variar as escolhas e usar somente as que estão fresquinhas. E, principalmente, lavar e secar bem todas elas. "Um mix de folhas pode ganhar sabores inusitados e surpreendentes dependendo dos ingredientes utilizados no preparo como incluir frutas, sementes e nozes, queijo, gengibre e outros ingredientes que podem valorizar e realçar o sabor das folhas".


Receita de salada de folhas com abacate

Ingredientes: ½ maço de alface lisa; ½ maço de alface crespa; ½ maço de alface romana; 1 abacate do tipo avocado cortado em cubos.

Molho: 2 colheres de salsinha picada; 3 colheres de azeite; 1 pitada de sal; 2 colheres de shoyu;1 colher de chá de mel; suco de 1 limão.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes do molho numa tigela e mexa bem com um garfo, reserve. Lave as folhas de alface, os três tipos e escorra. Rasgue grosseiramente com as mãos, coloque numa saladeira e despeje o molho por cima. Simples e delicioso! Se quiser adicione parmesão ralado na hora e croutons.