Nutritivos, os caldos são muito saborosas e podem ser servidos como shots de entrada, para beber, no lugar da salada.
Nutritivos, os caldos são muito saborosas e podem ser servidos como shots de entrada, para beber, no lugar da salada. | Foto: Fotos: Anderson Coelho



Com o calorão que tem feito nos últimos dias, nada melhor que uma refeição leve e refrescante. Por isso, muitas pessoas optam pelas saladas e sucos. Mas já pensou em tomar um caldo ou sopa gelada? Isso mesmo. Caldos salgados em temperaturas baixas, que não precisa soprar para degustar. No Brasil, apesar de algumas partes das regiões Norte e Nordeste terem o hábito de consumir caldinhos quentes, como mocotó, feijão, caranguejo, sururu, tucupi, o consumo ainda é muito tímido. Saiba que, em países da Europa, o consumo de sopas e caldos – tantos frios quanto quentes – são comuns durante todas as épocas do ano. Altamente nutritivas, por conter uma diversidade de ingredientes, essas receitas também são muito saborosas e, dependendo da apresentação, podem ser sofisticadas e até servidas como shots de entrada, para beber, no lugar da salada.

Apesar de ter a mesma consistência das sopas e caldos salgados quentes, a maneira de preparo é diferente. Portanto, não são meras versões ou releituras de receitas quentes ou pratos que esfriaram. Os ingredientes, geralmente, são crus, batidos no liquidificador, mas podem misturar cozidos e refogados. As receitas levam desde legumes a frutas e ingredientes para engrossar o creme ou dar crocância. Dentre as sopas frias mais conhecidas no mundo está o gaspacho, receita à base de hortaliças, com destaque para o tomate, o pepino e o pimentão, muito popular na Espanha. Preparada da trituração de todos os ingredientes, o resultado final é de um prato cremoso rosado. Já a famosa sopa francesa, vichyssoise, leva batatas e alho-poró, e o borscht, da Rússia, é feito com beterrabas.

O gaspacho está entre as receitas frias mais apreciadas, à base de hortaliças, com destaque para o tomate
O gaspacho está entre as receitas frias mais apreciadas, à base de hortaliças, com destaque para o tomate | Foto: Schutterstock



Mas existem inúmeras outras possibilidades de combinação e receitas fáceis e práticas para serem feitas até mesmo em casa. Segundo o chef Kássio Bergamin, da Academia de Artes Gastronômicas Internacionais (Aagi), as receitas contemporâneas de sopas frias levam frutas e legumes em sua composição, mas nada impede de se acrescentar proteínas animais, desde que analisada a forma de cocção do insumo. "As proteínas animais precisam de um preparo prévio, bem como os tubérculos em geral, como batata e mandioca, que também precisam de cocção. É preciso ficar atento aos queijos e creme de leite que, por possuírem muita gordura, não são aconselhados em temperaturas frias, pois esta gordura fica muito evidente na boca, o que não é agradável ao paladar. Já a utilização de frutas com ervas confere uma refrescância", aconselha.

O fato de serem pratos leves e de fácil digestão - o que não significa poucas calorias - a facilidade de preparo e baixo custo, para o chef, são algumas das vantagens em se preparar sopas e caldos em geral. Essas características, no entanto, podem ser responsáveis por um preconceito no Brasil, de que sopa seria para doente ou não teria requinte. "Mas em algumas capitais já percebemos um movimento de restaurantes que oferecem sopas e caldos de entrada com técnicas mais aprimoradas." As diferenças entre os pratos, de acordo com Bergamin, é basicamente a consistência da receita. "No topo da classificação estão as sopas, que se dividem entre caldos ralos e espessos. O ralos têm uma quantidade maior de líquido com pedaços grandes dos ingredientes. As espessas, por sua vez, são subdivididas entre os cremes e purês, que são mais triturados e encorpados."

EM FORMA
Diante da correria do dia a dia, há quem opte pelas comidas congeladas saudáveis. Pensando nesse nicho e quem está interessado em manter a forma física, a Dona Marmita, especializada em refeições fit congeladas, oferece um cardápio com seis sopas que podem ficar até 60 dias no congelador. Segundo a proprietária Polyana Souza, os pratos pesam 400 ml, não ultrapassam a média de 200 calorias e contam com ingredientes desintoxicantes, como o gengibre, nabo, alho-poró e salsão que ajudam a eliminar toxinas. "São fit porque possuem baixo teor de gordura, de sódio e mesmo as que têm carboidratos, são com ingredientes de baixo indíce glicêmico, ideal para quem deseja emagrecer. Podem ser consumidas quentes ou frias." Todas as refeições congeladas são livres de glúten e lactose. Para este verão, estão disponíveis combos para aquisição a um valor promocional com descontos progressivos.