A temperatura nas alturas transformou os sorvetes em uma verdadeira coqueluche deste verão. Afinal de contas, todo esforço é válido na tentativa de amenizar os efeitos do calor histórico que tem gerado sensações térmicas acima de 40 graus em grande parte das cidades brasileiras. Com infinitas possibilidades de preparo, que incluem frutas e guloseimas diversas, as receitas de sorvetes caseiros têm ganhado toques cada vez mais sofisticados, assim como as versões gourmet dos geladinhos, que viraram uma coqueluche entre as crianças.

A base dos sorvetes industrializados é feita pela mistura de liga neutra,  que quebra os cristais de gelo; e do emulsificante, que deixa o sorvete leve e fofo
A base dos sorvetes industrializados é feita pela mistura de liga neutra, que quebra os cristais de gelo; e do emulsificante, que deixa o sorvete leve e fofo | Foto: Shutterstock



Desde que surgiu há mais de 3 mil anos o sorvete nunca saiu de moda. Reza a lenda que a receita tenha surgido com os chineses que misturavam neve com frutas fazendo uma espécie de "raspadinha". A técnica foi passada aos árabes, que começaram a produzir caldas geladas chamadas de sharbet, e que mais tarde se transformaram nos famosos sorvetes franceses: os sorbets. Há registros de que nos banquetes do imperador Nero, em Roma, os convidados já degustavam de sobremesas preparadas com neve, mel, polpa ou suco de frutas.

Na atualidade, as receitas de sorvete caseiro desconhecem limites na hora de agregar guloseimas à tradicional receita milenar. O gosto pessoal continua prevalecendo na fase de seleção das guloseimas que irão compor o produção. E, seguindo algumas dicas de especialistas na hora da preparação, a sobremesa tem sucesso garantido.

A base dos sorvetes industrializados é feita pela mistura de liga neutra, que quebra os cristais de gelo; e do emulsificante, que deixa o sorvete leve e fofo. Esses dois ingredientes básicos são responsáveis pela textura, cremosidade e estabilidade da receita e podem ser encontrados em lojas que comercializam produtos para sorveterias. Cada marca tem suas especificidades quanto ao preparo, basta seguir as indicações do rótulo.

Uma maneira de tentar chegar perto dos efeitos proporcionados pela liga neutra e pelo emulsificante é substitui-los por frutas cremosas e bater o sorvete caseiro várias vezes na batedeira durante o processo de congelamento, que dura entre 4 e 6 horas, em temperaturas que variam de 4ºC a 7ºC. O mesmo vale para os geladinhos.

Outros inúmeros ingredientes podem ser adicionados à receita clássica, que costuma levar leite, claras em neve, leite condensado, creme de leite, água e açúcar. Entre os adicionais estão desde frutas, de época ou exóticas, mousses, brigadeiro, biscoitos, bombons, iogurte e ricota. Isso sem contar com os acompanhamentos que podem incluir farofa de castanhas, caldas e coberturas de bolo.

Em relação aos geladinhos gourmet, a liga neutra costuma resolver o problema mais comum que é a formação de cristais de gelo. O segredo do geladinho cremoso é a substituição da água pelo leite na hora do preparo e, e em alguns acrescentar também o leite condensado, que vai deve dar ainda mais consistência à receita.

Receitas

GELADINHO GOURMET ROMEU E JULIETA

Ingredientes
100g de queijo parmesão ralado
1 lata de leite condensado
100g de requeijão
300g de açúcar
1 litro de leite
200 g de goiabada cremosa

Modo de preparo
Coloque no liquidificador o queijo ralado e o leite condensado e bata bem.
Adicione o requeijão, o açúcar e o leite e bata novamente. Coe toda essa mistura numa peneira de malha média e em seguida numa peneira fina. Despreze o sólido que sobrou na peneira e reserve o líquido. Coloque no saquinho de geladinho um pouco da goiabada cremosa. Com ajuda de um funil, preencha o saquinho com o líquido do liquidificador e amarre.

Uma maneira de chegar perto da textura dos sorvetes industrializados é usar frutas cremosas e bater o sorvete caseiro várias vezes na batedeira
Uma maneira de chegar perto da textura dos sorvetes industrializados é usar frutas cremosas e bater o sorvete caseiro várias vezes na batedeira | Foto: Shutterstock



SORVETE DE DOCE DE LEITE
Ingredientes
1 lata de leite condensado cozido gelado (ou 300 g de doce de leite pronto)
1 lata de creme de leite sem soro gelado

Modo de preparo
Para cozinhar leite condensado, coloque a lata numa panela de pressão e cubra com a água. Leve em fogo alto e, depois que pegar pressão, deixe cozinhar durante 30 minutos. Deixe a lata esfriar antes de colocá-la na geladeira.
Numa batedeira, coloque o creme de leite e bata em velocidade média até que fique em ponto de chantili. Coloque o doce de leite e bata em velocidade baixa para misturar. Cubra bem com filme-plástico e deixe no congelador por 8 horas antes de servir.