Não há filme havaiano ou sobre o Havaí que se preze sem abacaxis. A fruta está sempre lá, nos drinques, na culinária, na decoração das festas, tão popular quanto o surfe ou as moças nativas dançando hula hula, embora a fruta tenha sua origem na América do Sul.

.

De aparência selvagem, se for visto por sua coroa espinhosa, ou lembrando uma flor, por uma condição chamada infrutescência (agrupamento de frutos), o abacaxi fez sucesso em filmes de Elvis Presley nos anos 1960, como “Feitiço Havaiano”, ou nos anos 1970 no filme “Havaianos”, que trata justamente das plantações da fruta. Aliás, uma das maiores plantações de abacaxis do mundo fica no arquipélago que é o paraíso dos surfistas, num local chamado Dole, na ilha de Oahu.

Refrescante, o abacaxi pode ser usado em diversas receitas, das simples às sofisticadas
Refrescante, o abacaxi pode ser usado em diversas receitas, das simples às sofisticadas | Foto: iStock

Havainices à parte, o abacaxi já frequentou muitas festas, decorando drinkes de visual retrô, sem contar que pode ser comido em tortas doces maravilhosas, servidas geladas para dar água na boca. Mas comido ao natural, em fatias que também devem ir à geladeira, a fruta é considerada digestiva, além de melhorar a imunidade neste momento em que nossos corpos pedem defesas e frescor.

Além dessas funções tão nobres, o abacaxi já foi usado por Chacrinha, em programa de auditório, como um “ troféu” para calouros fraquinhos. Cantores em busca da fama saiam do palco chateados com seu “troféu abacaxi”, prometendo melhorar para tentar uma nova chance.

Na cabeça de Carmem Miranda, o abacaxi ainda ganhou fama como fruta tropical tão apreciada no Brasil quanto a banana. Ele segue como elemento divertido e importante em nossa culinária, fazendo bonito na simplicidade de um gelado ou numa torta sofisticada. Veja as receitas.

GELADO DE ABACAXI

Ingredientes

1 abacaxi em cubos; 5 copos de água; 3 xícaras de açúcar; dois pacotes de gelatina sabor abacaxi; uma caixinha de creme de leite.

Modo de fazer

Leve ao fogo o abacaxi, a água e o açúcar e ferva por 20 minutos. Apague o fogo e misture a gelatina, deixe esfriar e misture o creme de leite. Leve à geladeira até firmar.

TORTA DE ABACAXI

Ingredientes

1 lata de abacaxi em calda; 1 lata de creme de leite;1 lata de leite condensado; 1 lata de leite de vaca; 2 pacotes de bolacha champanhe; 1 coco ralado; 4 ovos

Modo de fazer

Leve ao fogo o leite condensado, o creme de leite, o leite e as gemas, mexendo sempre. À parte, dissolva 1 colher de sopa de amido de milho (Maizena) em um pouco de água e adicione ao creme. Deixe no fogo até engrossar. À parte, pique o abacaxi e coloque dentro do creme. Molhe as bolachas na calda, e coloque em camadas da seguinte maneira:

1ª camada: bolacha; 2ª camada: creme; 3ª camada: coco ralado.

Depois de pronto leve à geladeira e sirva depois de duas horas.