Indiscutivelmente, sopa é um dos pratos que mais combinam com o inverno. Não é à toa que o prato ocupa um lugar de destaque dentro do segmento de 'comfort food', expressão definida como “comida que conforta”. Prática, saborosa e versátil, a receita milenar que alimenta o corpo e a alma pode ganhar outros nomes conforme a textura, os ingredientes usados ou o tempo de cozimento.

Pratos mais antigo da história da humanidade, a sopa costuma ser preparada com ingredientes cortados em pedaços maiores. Historiadores creditam o surgimento da sopa à época das cavernas, quando os humanos descobriram que cozinhar a carne com água e ervas potencializava seu sabor e aroma.

Os caldos tendem a ser mais homogêneos e mais ralos que a sopa. Devido à consistência leve, normalmente é servido como a entrada que prepara o paladar para o prato principal. Entre os mais famosos e irresistíveis estão os caldinhos de feijão, de mocotó e de legumes.

Já os cremes têm como características a textura mais encorpada, aveludada e lisa. Quase sempre são preparados com vegetais e leite ou creme de leite. A cremosidade é obtida através do preparo no ingrediente principal no liquidificador. Milho, palmito, cebola, espinafre e couve-flor estão os mais consumidos.

Ainda pouco apreciada pelos brasileiros, a sopa doce é uma ótima opção de sobremesa. A receita fácil pode ser preparada com frutas, leite de vaca ou leite de coco, chocolate, vinho, sagu e outras especiarias. Versátil, ela ainda pode ser servida fria ou quente.

RECEITAS

Creme de Abóbora com Carne

Ingredientes:

1 cebola média picada

1 dente de alho picado

1 xícara (chá) de abóbora japonesa, sem casca e cozida

1 caldo carne Sazón

500 ml de água

1 colher (sopa) de requeijão light

1 pedaço (50g) de carne magra (patinho ou alcatra), refogada e desfiada

1 colher (sopa) molho inglês

1 colher (café) de Tabasco

½ pimenta dedo de moça sem semente picada (opcional)

Sal a gosto

Modo de preparo:

Numa panela antiaderente bem quente, refogue a cebola com o alho e deixe dourar. Junte a abóbora para cozinhar com o caldo carne Sazón e a água. Quando a abóbora amolecer, bata tudo no liquidificador. Volte com o creme para a panela. Quando levantar fervura, acrescente o requeijão light e o molho inglês. Coloque no prato e acrescente a carne desfiada. Decore com a pimenta dedo de moca.

Sopa de Ervilha com Bacon

Ingredientes:

1 colher (sopa) de azeite

100 gramas de bacon cortado em cubos pequenos

1 tablete de caldo de legumes

5 xícaras (chá) de água fervente

1/2 unidade de cebola média sem casca picada

1 e 1/2 xícara (chá) de ervilha

Sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela média, aqueça o azeite e frite o bacon até dourar por todos os lados. Retire o bacon, coloque sobre papel-toalha e reserve. Dissolva o caldo de legumes na água fervente. Reserve. Na mesma panela onde fritou o bacon, refogue a cebola até dourar. Junte a ervilha, o caldo de legumes dissolvido e cozinhe por 40 minutos ou até a ervilha ficar macia. Bata no liquidificador até ficar homogêneo. Sirva em seguida com o bacon reservado.