Reconhecido como um dos grandes prazeres da vida, comer é verbo também. Eu como, tu comes, ele come. Segundo a sabedoria popular, saco vazio não para em pé. Fato. De tão versáteis, alguns alimentos estão presentes em diferentes refeições, ornando bem no café da manhã, lanches e onde a criatividade permitir. O mamão é um exemplo. O papaia é um lembrete para quem segue a dieta com equilíbrio e o aprecia pelo sabor e propriedades. Na salada de frutas, na vitamina e até durante as refeições - o mamão tem suas variedades, o baiano e o formosa. Natural, em forma de doce e até enaltecido pela gastronomia, o mamão com cassis virou produto industrializado.

Ao natural ou na forma de doce, o mamão agrada a paladares diversos
Ao natural ou na forma de doce, o mamão agrada a paladares diversos | Foto: iStock

Graças à adaptação a nosso solo e clima, em algumas regiões, suas sementes são dissipadas por aves e colhidos ainda verdes, rendem um doce caseiro tradicional. Pode ser em pedaços, ralado, com calda ou cristalizado. Sem perder sua essência, ganha espaço nas prateleiras de butiques de doces, com o devido mérito. Para quem não se aventurou a provar suas opções, vale a pena o risco, afinal é fácil. Tão fácil como o significado da expressão "Isso é mamão com açúcar", falada para expressar que algo é muito fácil de ser realizado. De baixa acidez, consistência e textura macia, tem mamão tão doce que parecem ter mel.

Doce de mamão de panela de pressão

Ingredientes: 1 mamão verde grande; 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio;1 copo de requeijão de açúcar cristal; 1/4 do mesmo copo de água; 5 cravos-da-índia

Preparo: Descasque o mamão, retire as sementes e corte a fruta em pedaços. Coloque em uma vasilha com aproximadamente 1 litro de água e o bicarbonato. Deixe descansar por 20 minutos e escorra a água com bicarbonato. Pegue a panela de pressão, coloque o açúcar, a água que consta na receita, os cravos e o mamão. Escorra a água que estava com bicarbonato. Feche a panela e ligue o fogo alto. Assim que atingir a pressão, coloque em fogo médio/baixo e deixe cozinhar por 20 minutos. Após este tempo, desligue o fogo e deixe perder a pressão naturalmente. Deixe descansar por no minimo 2 horas na panela fechada. Coloque em pote fechado e deixe na geladeira. Firmes por fora e molinhos por dentro.

Bavaroise de papaia ao creme de iogurte e mel

Ingredientes: ½ mamão papaia; 100 ml suco de laranja; 1 xícara de café de creme de leite;1 colher de café de adoçante líquido; 1 clara de ovo batida em neve; 1 xícara de café de mel; 1 colher de café de gelatina em pó sem sabor, vermelha; 1 xícara de café de água; 3 colheres de sopa de iogurte desnatado batido

Preparo: Bata no liquidificador a papaia juntamente com o suco e o adoçante. Dissolva a gelatina numa colher de água fria e aguarde cinco minutos. Aqueça o creme de leite e junte a gelatina mexendo bem. Incorpore o creme de leite à mistura de mamão e mexa novamente. Misture a clara em neve aos poucos e coloque em forminhas. Leve para gelar por mais ou menos seis horas.

Prepare o creme de iogurte, aquecendo a água e o mel juntos espere esfriar e adicione o iogurte. Sirva ao redor da bavaroise.