Popular e capaz de incrementar qualquer cardápio, a farofa é mais que acompanhamento graças ao seu sabor. No almoço ou jantar, ela encontra lugar à mesa e surpreende até os paladares mais exigentes. A textura, a combinação assertiva dos ingredientes e as cores tornam o prato à parte - e até mesmo essencial. Do churrasco informal à ceia com convidados que chegam pela primeira vez à casa do anfitrião, não faltavam receitas práticas e até mesmo personalizadas para atender e agradar a todos. Antes de escolher a farofa da ocasião, procure saber se todos os convidados poderão consumir os ingredientes, sirva em um recipiente vistoso e capriche na quantidade. Farofa rende: comentários e repetições!

Imagem ilustrativa da imagem Querida do brasileiro e  super versátil, a farofa enche os olhos e a mesa em qualquer ocasião
| Foto: iStock

***

Farofa de nozes com uva-passa branca

Crocante, perfumada e adocicada, essa farofinha é inspirada na gremolata, preparo tradicional italiano. Combina especialmente com risotos e massas, mas também dá sabor e textura a saladas.

Ingredientes: ⅓ de xícara (chá) de nozes; 2 colheres (sopa) de uva-passa branca; raspas de 1 limão

Modo de preparo: Numa frigideira coloque as nozes e leve ao fogo médio. Mexa por cerca de 5 minutos até tostar levemente.

Transfira as nozes para a tábua, junte as uvas-passas, as raspas de limão e pique com a faca, misturando ao mesmo tempo, para formar uma farofinha. Sirva a seguir sobre risotos ou massas.

Imagem ilustrativa da imagem Querida do brasileiro e  super versátil, a farofa enche os olhos e a mesa em qualquer ocasião
| Foto: iStock

***

Farofa de linguiça com bacon

De preparo rápido, essa é uma farofa clássica, com ingredientes acessíveis e sem complicação. Aproveite aquele convite em que cada convidado leva um prato e sirva essa farofa para ficar da memória de todos os convidados.

Ingredientes: 500 g de linguiça picada; 3 colheres de sopa de azeite de oliva; 2 cebolas picadas. 1/2 xícara de chá de salsinha picada; 1 1/2 xícara de chá de farinha de mandioca; Sal e pimenta-do-reino.

Modo de preparo: Em fogo médio, aqueça o azeite e frite a linguiça; Assim que estiver dourada, adicione a cebola e refogue por mais alguns minutos; Coloque a salsinha, a farinha e tempere com sal e pimenta.

***

Farofa de cogumelos

Você pode substituir a manteiga por óleo vegetal e os ovos por banana, fazendo uma opção vegana e atendendo a todos os públicos, sem restrição.

Ingredientes: 200 g de cogumelos da sua escolha; 1 cebola picada; 2 colheres de sopa de manteiga;1 colher de sopa de azeite de oliva;2 ovos; 1 1/2 xícara de chá de farinha de mandioca; 1 pimenta caiena seca em rodelas; Sal, pimenta-do-reino e cebolinha picada.

Modo de preparo: Em uma panela, aqueça uma colher de manteiga juntamente com o azeite; Adicione a cebola e refogue por alguns minutos; Coloque os cogumelos e mexa até que eles comecem a murchar; Acrescente sal e afaste os cogumelos para um lado da panela; No outro lado, quebre os ovos, tempere com sal e mexa; Misture tudo, adicione o restante da manteiga e, assim que derreter, junte a farinha; Misture bem, coloque sal e pimenta-do-reino e desligue; Finalize com a cebolinha picada, as rodelas de caiena e sirva. Você pode substituir a manteiga por óleo vegetal e os ovos por banana, fazendo uma opção vegana e atendendo a todos os públicos, sem restrição.

***

Farofa de couve com farinha de milho

Com ingredientes como alho, couve, farinha de milho e mais outros poucos você vai poder preparar uma receita de Couve com Farinha de Milho ótima para servir como acompanhamento no seu almoço.

Ingredientes: 3 dentes de alho picado, 2 colheres de sopa de óleo,1 maço de couve cortada fina, 4 colheres de sopa de manteiga, 2 xícaras de farinha de milho, 2 ovos cozidos picados, azeitonas verdes picadas e sal.

Modo de Preparo: Pegue uma frigideira, doure o alho no óleo. Junte a couve e refogue, por alguns segundos. Acrescente a manteiga e a farinha de milho e misture. Cozinhe por alguns minutos, ou até a farinha comece a dourar. Retire do fogo, misture os ovos e as azeitona, misturando o sal a gosto. Tempo: 15 minutos. Bom apetite!