O salmão, para a maioria das pessoas, é um filé de carne laranja estatelado em uma bandeja de espuma, embalado em plástico e empilhado em um local do supermercado, mas não. Não faz muito tempo que salmão fresco era uma iguaria sazonal a ser celebrada.

O salmão é peixe de águas frias, de países como Noruega, Canadá e Alasca. Ele passa parte da vida na água doce e parte na salgada. O salmão selvagem inicia seu ciclo quando a fêmea coloca os ovos entre pedras de rios. Os filhotes crescem e migram para o mar. O salmão que comemos no Brasil, geralmente é produzido em cativeiro no Chile.

O ciclo de vida de um salmão e a forma como o impulso contínuo para propagar a espécie tem levado a várias adaptações evolutivas concebidas para ajudar um peixe a sobreviver e se reproduzir em ambos os lados do Atlântico Norte e do Pacífico, e seres humanos têm respondido, para o bem e para o mal, para a presença do salmão.

Mas de toda a sua diversidade, o salmão pode também compor pratos incríveis, como as barcas de comida japonesa, os compostos em restaurantes self-service e até mesmo nos pratos do nosso dia a dia. Por isso, de forma prática e fácil, a nossa receita da semana é um filé de salmão assado. Uma delícia.

FILÉ DE SALMÃO ASSADO

INGREDIENTES

500 g de filé de salmão. Azeitonas fatiadas sem caroço, orégano, 3 colheres de sopa de molho de soja (shoyu), sal a gosto, azeite a gosto, limão, papel alumínio, 1/2 cebola fatiada.

MODO DE PREPARO

Lave o salmão com suco de limão. Aqueça o azeite e adicione a cebola fatiada, deixando no fogo até que fique transparente. Reserve. Cubra uma assadeira com papel alumínio de maneira que a sobra dê para forrar todo o peixe. Sobre o papel alumínio na assadeira, coloque o peixe já temperado com sal, regue com azeite e shoyu. Decore com fatias de azeitonas e um pouco de orégano. Despeje a cebola por cima. Embrulhe com o papel alumínio, de maneira que o líquido não derrame quando começar a esquentar. Leve ao forno médio para assar por cerca de 30 minutos. Sirva com legumes e salada verde.

Supervisão: Célia Musilli/ Editora

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1