O fim de semana está aí e para quem está achando um dia parecido com o outro, a sugestão é dar um tema à sua refeição. Que tal preparar um feijão tipicamente mexicano acrescido de outras culturas? Se não houver restrições alimentares, a aproveite a ocasião para explorar pimentas que além de saborosas, são capazes de dar mais ânimo, ativam a circulação sanguínea nem precisam ser ardidas para funcionar. Outra dica para esse e outros pratos: no dia a dia, capriche no alho e na cebola, fresquinhos, esses ingredientes contém propriedades reconhecidas pela medicina e pela culinária tradicional mundo afora.

Chilli: prato que pede adição de pimenta também deve ser servido quente
Chilli: prato que pede adição de pimenta também deve ser servido quente | Foto: iStock

Chilli

Ingredientes: 1/2 Kg de carne moída; 1/2 Kg de feijão cozido sem caldo ; 3 tomates médios cortados em cubos médios; 100 ml de caldo de carne; 1 pimentão verde pequeno cortado em cubos; 1 pimentão vermelho pequeno em cubos; 1 cebola média cortada em cubinhos; 3 dentes de alho amassados; 4 colheres de sopa de óleo de soja; caldo de carne; 1 litro de água fervente, cominho a gosto; sal com moderação; molho de pimenta a gosto

Sugestões de acompanhamento: queijo mussarela ralado em ralo grosso; iogurte natural; creme de leite; torradas.

Preparo:

Em panela grande doure a cebola, alho e óleo. Acrescente a carne moída. Sempre mexendo, refogue por 3 a 4 minutos. Adicione os temperos: de caldo de carne, cominho e molho de pimenta. Prove o sal. Acrescente os tomates e pimentões e refogue por mais alguns minutos. Por último, o feijão e a água fervente. Tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos, sempre verificando para que os feijões não fiquem muito cozidos.

Este prato originalmente não é acompanhado, mas dá pra variar. Misture um pouco do iogurte natural e creme de leite para obter um saber semelhante ao "sour cream" (creme azedo). Sirva o chilli bem quente em uma cumbuca de sopa. Salpique a mussarela ralada. Use o creme azedo ou o de sua preferência e as torradas.