GASTRONOMIA -

Quaresma: jejum da carne vermelha é chance de experimentar novos pratos e temperos


Walkiria Vieira - Grupo Folha
Walkiria Vieira - Grupo Folha

Até quinta-feira, 9 de abril, católicos vivem um período de  preparação e mudança, chamado de Quaresma. De acordo com o Novo Testamento, Jesus ficou quarenta dias no deserto jejuando e orando, antes de iniciar sua vida pública, e por isso os fiéis são orientados a praticar o jejum, a penitência, a oração e as obras de caridade a fim de se preparar para a grande festa da Páscoa.


Deixar a carne de lado por esses dias é também uma oportunidade de prestigiar a variedade de legumes, massas e derivados de milho, assim como os peixes - do mar ou água doce. A cor roxa por sua vez,  representa a conversão e também pode inspirar pratos e  a decoração da mesa nestes dias tão especiais. 





Roxo é a cor da Quaresma e também do repolho que combina com fatias de maçã na salada
Roxo é a cor da Quaresma e também do repolho que combina com fatias de maçã na salada | Bartosz Luczak/ iStock
 


Salada da renovação

Ingredientes: 1 repolho roxo;1 maçã fuji; 4 colheres (sopa) de manteiga; ½ xícara (chá) de água

½ xícara (chá) de vinagre de vinho branco; caldo de 1 limão; 3 colheres (sopa) de açúcar; 5 cravos-da-índiasal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.


Modo de preparo:  Corte o repolho ao meio e fatie cada metade em tiras finas de cerca de 1 cm. Transfira para uma tigela, lave e deixe escorrer.  Corte a maçã ao meio, descarte as sementes, corte em cubos pequenos. Transfira para uma tigela e regue com o caldo de limão - ele evita que a maçã escureça e dá sabor ao preparo. Leve uma panela média com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, acrescente o repolho, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos até murchar. Acrescente a água, o vinagre, o cravo, o açúcar e a maçã (com o caldo). Misture bem e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até o repolho ficar bem macio. Prove e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. 



Bolinho de peixe com batata 

Ingredientes: 4 colheres (sopa) de azeite;1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; 1/2 pimentão vermelho picado; 500 g de peixe branco em cubos; sal, páprica picante e salsa picada a gosto; 2 e 1/2 xícaras (chá) de batata asterix cozida e amassada; 2 gemas; 2 colheres (sopa) de maisena; 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 3 ovos batidos; 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca; Óleo para fritar.


Modo de preparo: Aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio, e frite a cebola, o alho e o pimentão por 3 minutos. Adicione o peixe, sal, páprica, salsa e refogue até amaciar e o peixe desmanchar levemente. Deixe amornar e transfira para uma tigela. Junte a batata, as gemas, a maisena e misture até formar uma massa firme. Modele bolinhos com ajuda de 2 colheres (sopa) e passe pela farinha de trigo, pelos ovos e pela farinha de rosca. Frite em óleo quente, até dourar. Escorra sobre papel-toalha e sirva com os ingredientes do molho misturados.  

Molho: 1 lata de tomate pelado; 1 colher de sopa azeite de oliva; 1 colher de chá vinagre; 2 dentes de alho; 1 colher de chá orégano; 1/4 colher de chá pimenta do reino; 1 colher de chá sal.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva. 

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Continue lendo


Últimas notícias