Cada vez mais crescente, o prestígio da culinária árabe entre os brasileiros vai muito além dos já famosos kibes e esfirras. Outros pratos típicos do oriente médio já conquistaram o merecido destaque na terra do samba. Um bom exemplo são as pastas preparadas com gergelim, grão-de-bico, queijo e berinjela que servem de requintados acompanhamentos para pães, torradas, saladas e outras receitas que acabam ganhando um toque pra lá de especial.

Feita com grãos, vegetais e ervas frescas, a comida árabe combina com o verão com muito sabor
Feita com grãos, vegetais e ervas frescas, a comida árabe combina com o verão com muito sabor | Foto: Shutterstock



Entre as pastas árabes que ficaram mais famosas no Brasil estão o homus, o babaganouch e a coalhada seca. A variedade dos ingredientes usados em suas receitas, como grãos, vegetais, queijos, além de ervas frescas, azeite e vários condimentos acabam transformando esses pratos em atrativos irresistíveis pela riqueza de sabores, aromas e texturas. Não bastasse todos esses predicados, as pastas integram a lista de alimentos saudáveis e extremamente benéficos à saúde.

Preparado com grão-de-bico e tahine, uma pasta de gergelim que é normalmente temperada com suco de limão, cominho, alho, azeite e páprica, o homus tem origem milenar. A primeira citação do prato é atribuída a Platão e Sócrates em 400 a.c. Entretanto, alguns estudiosos alegam que a receita teria sido criada por um sultão, líder dos muçulmanos na última cruzada contra os cristãos. Reza a lenda que a receita original do sultão é guardada até hoje com seus descendentes e que o homus que conhecemos é apenas uma imitação do que seria de fato a receita do governante. O fato é que o prato ganhou popularidade na Europa e nos EUA por volta dos anos 1980.

Também conhecida como labneh, prato que ficou popularmente conhecido como coalhada seca entre os brasileiros, também tem origem secular. A receita é tão antiga que a coalhada seca é tida como o primeiro alimento transformado que se tem notícia na história de toda a humanidade. Trata-se de uma espécie de leite fermentado com elevado valor biológico. Já outros a encaixam na categoria dos queijos. Seu sabor azedinho é normalmente usando em pães, doces, molhos, pratos doces e salgados em geral. Há ainda quem prefira consumi-la pura ou misturada com azeites, temperos, ervas ou até mesmo com frutas e mel.

Outra pasta árabe adorada pelos brasileiros é a babaganouch, feita com purê de berinjela assada ou grelhada, tahine e suco de limão. No Líbano, a receita é consumida como uma entrada ou como um aperitivo. No Egito, é servida principalmente como um acompanhamento de outros pratos, como se fosse uma salada. Em outros países, o prato acabou ganhando ingredientes adicionais como cebola, tomate e outros vegetais finamente cortados, além de alho, cominho, pimenta moída, salsa e hortelã.


Receitas


BABAGANOUCH
(Pasta árabe de berinjela)

Ingredientes
2 a 3 berinjelas com casca
2 colheres de sopa de tahine
1 alho amassado
Suco de ½ limão
Sal a gosto
Salsinha picada para decorar
Azeite para finalizar

Modo de preparo
Grelhe as berinjelas em uma chapa de ferro até ficarem bem murchas. Retire toda a polpa e despreze a casca. Tempere com o tahine (se for em pasta, dissolva antes com água até ficar mole), o suco de limão, o alho e o sal. Deixe na geladeira até a hora de servir. Decore com a salsinha picada e com azeite.



Preparado com grão-de-nico e tahine, o homus tem origem milenar
Preparado com grão-de-nico e tahine, o homus tem origem milenar | Foto: Shutterstock



HOMUS
(Pasta árabe de grão de bico)

Ingredientes
250 gr de grão de bico
1 colher de sopa de tahine
Suco de ½ limão
1 alho amassado
Sal a gosto
Azeite para finalizar

Modo de preparo
Cozinhe o grão-de-bico em 2 litros de água na panela de pressão por 40 minutos. Coe e reserve um pouco do caldo. Coloque no liquidificador o grão de bico (reserve alguns inteiros para decorar), o tahine, alho amassado, suco de limão e sal. Coloque um pouco da água do cozimento e vá completando com água gelada enquanto processa no liquidificador até formar uma pasta homogênea. Na hora de servir, decore com os grãos de bico inteiros e com o azeite.

LABNEH
(Coalhada seca)

Ingredientes
1 litro de leite integral pasteurizado (de saquinho)
1 pote de iogurte natural
Sal a gosto
Pano de algodão (novo e limpo)

Modo de preparo
Coloque o leite em uma panela, leve ao fogo até ferver, desligue o fogo e deixe o leite esfriando até que fique morno, ele estará na temperatura correta quando você conseguir manter o dedo mergulhado no leite por 10 segundos sem se queimar. Nesse momento adicione o iogurte e misture bem, tampe a panela, envolva com uma toalha e coloque em um forno (desligado) por 8 a 10 horas.