GASTRONOMIA -

Prático e versátil, o arroz cabe em todas as mesas, do bar ao banquete

Arroz de festa

Walkiria Vieira - Grupo Folha
Walkiria Vieira - Grupo Folha

Soltinho, unidos venceremos, à grega, primavera ou gohan. Com muitas versões, o arroz vive na boca do povo e está presente em dietas de diferentes culturas. Máquinas de arroz são até hoje referência em alguns bairros e as conchas de aço galvanizado das feiras, mais que pesar grãos, contam também histórias. Negro, parboilizado ou integral, os nutricionistas esmiúçam o seu valor e, se necessário, a porção é reduzida, mas não precisa ser banida. O arroz carreteiro tem suas origens e pode ser adaptado e o arroz doce também. Com canela, cravo ou leite condensado, a sobremesa permite um toque pessoal.


A raspinha que gruda no fundo da panela de ferro ou a primeira porção da panela - aquela que carrega o alho, cada arroz tem suas preferências e há diferentes receitas de preparo e aproveitamento: a torta de arroz, o arroz de forno e o bolinho de arroz são algumas. Feito desafio, o risoto cria a sua volta uma porção de apreciadores e não faltam acompanhamentos para saborear e fazer dele banquete. Viva o arroz! Do básico, que faz par perfeito com o feijão ao arroz de festa, até os noivos ganham chuvas de arroz como bençãos da tradição. 




Risoto de alho-poró

2 xícaras (chá) de arroz (arbóreo); 1 taça de vinho branco; caldo de legumes;  1 xícara de chá (mais ou menos) de leite; 5 xícaras (chá) de alho poró-picado/ manteiga e azeite o suficiente para fritar o alho e o alho-poró 2 dentes de alho espremidos.


Modo de preparo 

Frite o alho e o alho-poró na manteiga com um pouco de azeite, acrescente o arroz e adicione o vinho branco e a água fervente aos poucos, sem parar de mexer, até que o arroz esteja no ponto. Adicione um pouco de leite, acerte o sal e sirva em seguida. Este tipo de arroz (arbóreo) fica al dente por dentro e com consistência cremosa. Adicione a água (com caldo de legumes) aos poucos, sem parar de mexer, deixe uma panela com este caldo fervendo ao lado da panela onde está preparando o risoto, e com uma concha coloque uma por vez até que o arroz esteja cozido.


Arroz doce: com leite condensado, canela ou casca de laranja, é uma sobremesa sempre bem-vinda
Arroz doce: com leite condensado, canela ou casca de laranja, é uma sobremesa sempre bem-vinda | iStock
 


Arroz doce 

Ingredientes: 2 xícaras de arroz; 10 xícaras de água; 1 litro de leite; 1 lata de leite condensado; açúcar e canela a gosto.




Modo de Preparo

 Cozinhe, em fogo baixo, o arroz nas 10 xícaras de água, até o arroz ficar mole; Acrescente um litro de leite e mexa bem; Deixe ferver durante cinco minutos; Acrescente o leite condensado mexendo sempre; Se não estiver doce o suficiente, acrescente mais leite condensado ou de quatro à seis colheres de açúcar; Deixe reduzir até ficar um caldo grosso . Depois de reduzido, coloque em porções individuais ou em uma travessa, e polvilhe com canela em pó.

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo