Imagem ilustrativa da imagem Polenta cremosa com frango
| Foto: Istock

Herança da imigração italiana, a polenta é sempre bem-vinda: no formato de palitinhos fritos, firme no refratário para cortar em quadrados e servir com molho ou gratinada com queijo - tem ainda as versões gourmet.

Democrática, prática e saborosa, a polenta permite criações com molho e carne moída, peito de frango desfiado, cubos de frango, moela com molho e ainda coração de frango.

Feita com a farinha que vem do milho, a consistência cremosa ou firme é preparada conforme a preferência e o prato escolhido. Com os temperos de seu gosto, pode ser um caldo, angu e, engrossado ou ralo, o fundo do prato logo aparece em sinal de "quero mais".

Ainda com valores acessíveis, o fubá ganhou mais nutrientes ao ser enriquecido com ácido fólico e ferro por ordem da OMS (Organização Mundial de Saúde) em 2017. É rico em niacina, zinco e protege nosso sistema imunológico. Também oferece boas quantidades de potássio, fósforo e magnésio - auxilia no funcionamento do intestino, porque é fonte de fibras e ajuda a conter o risco de obesidade, doenças cardíacas e diabetes.

Um dos segredos para não deixar a receita de polenta empelotar é dissolver a farinha em água fria antes de levar ao fogão. Após esse processo, espere o líquido na panela ferver para, só então, adicionar a “pasta” de farinha de milho. Mexa bem, sem parar, até obter uma massa bem lisinha. Se quiser uma polenta cremosa, incorpore o queijo de sua preferência no fim do preparo, já fora do fogo.

Ingredientes: 4 coxas e 4 sobrecoxas de frango (1,2 kg) sem pele ;1 colher (sopa) mais 1/2 colher (chá) de sal ; 5 dentes de alho picados ; 1/4 de xícara de óleo (60 ml) ; 1 1/2 xícara de água (360 ml) ; 1 lata de tomate pelado (400 g) ; 1 colher (chá) de semente de erva-doce ; 1/2 xícara de azeitona preta sem caroço (70 g)

Para a polenta : 2 xícaras de farinha de milho (150 g) 1 litro de caldo de galinha de sua preferência;

Preparo: Numa tigela, tempere as coxas e sobrecoxas de frango com o sal e o alho. Numa panela grande, aqueça o óleo em fogo alto (aproximadamente 1 minuto). Acrescente o frango reservado e frite, mexendo de vez em quando com uma colher de pau, até começar a dourar (aproximadamente 3 minutos). Regue com 60 ml da água e raspe bem o fundo da panela com a colher de pau. Adicione o tomate pelado com o líquido da lata, a água restante e as sementes de erva-doce, tampe a panela, reduza o fogo para baixo e cozinhe, mexendo às vezes, até o frango ficar macio (cerca de 35 minutos). Acrescente a azeitona.

Preparo da polenta: coloque a farinha e o caldo de galinha numa panela grande e cozinhe em fogo alto, mexendo sempre, até obter uma mistura espessa (cerca de 10 minutos); distribua a polenta entre quatro pratos. Coloque o frango por cima e sirva em seguida.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1