As plantas medicinais são usadas há milhares de anos para diversos fins, desde problemas físicos até mentais e espirituais. Pesquisas já comprovaram indicações, mas, muitas vezes, ficamos com dúvidas de quais ervas usar para cada momento. Listamos aqui 22 chás para você experimentar.

Afinal, manter o organismo equilibrado é a chave contra muitos problemas. Somente o hábito de parar para preparar um chá, sentar e apreciar a bebida retira a pessoa do looping mental de pensamentos acelerados, o que traz calma para o corpo físico, mental e energético. Vamos começar agora? Veja abaixo.

- Chá para ansiedade: as plantas medicinais são importantes aliadas para amenizar o estado ansioso. Atente para o fato de que algumas também induzem a um estado de sonolência. Portanto, na parte da manhã e da tarde, prefira camomila, erva-doce e melissa. Deixando para o período noturno o capim cidreira e o maracujá.

icon-aspas Chá de capim-cidreira é bom para ansiedade

- Chá para perda de peso: fácil e rápido de fazer, o chá de hibisco pode ajudar na perda de peso, sendo especialmente eficiente na eliminação da gordura do abdômen e na prevenção do "fígado gorduroso". Veja como fazer o chá de hibisco aqui!

- Chá para TPM: podemos contar com muitas ervas e suplementos para minimizar os sintomas dessa fase do ciclo menstrual, incluindo uma receita de orégano com camomila (veja aqui), que pode ser tomado quentinho antes de dormir. A combinação tem efeito calmante e leve sedativo, aliviando cólicas e estresse.

- Chá digestivo: o banchá é o "chá japonês". O mesmo que o chá verde, mas as folhas são envelhecidas por pelo menos três anos. Por ser altamente alcalinizante, também é indicado contra azia.

- Chá contra gripe e resfriado: o gengibre é uma planta anti-inflamatória, pois auxilia no aumento da temperatura corporal e pode ser utilizada no combate de resfriados e gripes. Veja aqui uma receita de chá antigripal.

- Chá para dormir bem: o chá de cidreira, por ter um sabor suave e adocicado, é muito indicado para as crianças também.

- Chá para acompanhar uma boa conversa: o chá de maçã é muito saboroso, combina bem com biscoitos ou bolos simples. Use maçã seca, canela em pau, cravo-da-índia e um bom pedaço de casca de laranja.

icon-aspas Chá de maçã é bom para acompanhar uma boa conversa

- Chá para angústia: a melissa pode ser usada em chás para ajudar em quadros de angústia. A melhor forma seria preparando uma infusão. Para isso, utilize cerca de 1 a 3 gramas da planta fresca para cada 150 ml a 200 ml de água. Abafe por cerca de 10 minutos e tome a bebida ainda morna, 3 vezes ao dia.

- Chá para desinchar: a ingestão de chá verde potencializa internamente o efeito da drenagem linfática. A bebida ativa o sistema imunológico, atuando na ativação do metabolismo e também na eliminação de toxinas e inchaço. Três xícaras de chá verde por dia são excelentes para contribuir com a hidratação diária —sem esquecer da água pura, claro.

- Chá para sensualidade: se você perceber que o chacra sacral, da criatividade, sensualidade e expressão sexual, está bloqueado, utilize o chá de calêndula. Deixe a calêndula em infusão na água morna por 5 minutos. Outra possibilidade é comprar o chá em lojas de produtos naturais.

- Chá para autoestima: o plexo solar é o centro do controle das emoções e autocontrole. Quando está em desequilíbrio, pode gerar sensação de baixa autoestima. Para reestabelecer o fluxo energético deste chacra, use o chá de alecrim. Basta deixar a erva fazendo infusão em água morna por 5 minutos.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1