GASTRONOMIA -

Páscoa com sabor e tradição

O peixe e o chocolate são ícones da gastronomia nesse período de celebrar a renovação

Walkiria Vieira - Grupo Folha
Walkiria Vieira - Grupo Folha

  

Peixe: prato tradicional na Semana Santa pode ser preparado de muitas maneiras, como ao molho de laranja
Peixe: prato tradicional na Semana Santa pode ser preparado de muitas maneiras, como ao molho de laranja | Divulgação
 


Olfato e paladar são os sentidos que predominam na cozinha. Os ingredientes aquecidos e provados, aguçam. Os pratos prontos e servidos são também capazes de estimular a visão e, por fim, o tato é inevitável e a degustação uma consequência de um trabalho que também compreende  sensibilidade de quem está à frente da missão de cozinhar. Ouvir o feedback do cliente é tão importante como a atenção ao borbulhar da água, do momento em que a panela pega pressão, assim como os filés "gritando" que estão no ponto. 


Da escolha dos temperos, ingredientes, panelas, temperatura e ponto da carne, consistência do molho, espessura da massa, são decisões que o chef toma com base na experiência e em muitas provas feitas para atingir a perfeição. Mais do que beleza, os pratos precisam ser saborosos. É assim que pensa e atua o chef Francisco Amin Losnak, de 23 anos, que criou a  Carbonara Massas Artesanais. Depois de ingressar no curso de Ciências Sociais, ele decidiu cursar Gastronomia e está à frente do seu próprio negócio.  São dele algumas sugestões para a semana da Páscoa.



Aligot com tilápia grelhada e molho de laranja, mel e curry

Ingredientes: 300g de purê de batatas;;10g de queijo muçarela 50g de queijo parmesão

Modo de preparo: Prepare 500g um purê de batatas da forma de sua preferencia; Em uma panela, coloque o purê e adicione a mussarela e o parmesão mexendo vigorosamente até incorporar; Tempere com pimenta e sal (se precisar)

Molho: Suco de 2 laranjas; 2 colheres de sopa de mel; 1 dente de alho.; 1 colher de chá de curry; ½ colher de sopa de amido de milho

 

Preparo:  Separe uma colher de sopa do suco de laranja e misture com o amido de milho e reserve; descasque o dente de alho e coloque-o inteiro em uma panela junto com o suco de laranja; leve a panela a fogo baixo por 20 minutos, para reduzi-lo. Adicione o mel e o curry e cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos;  retire o dente de alho da panela e adicione a mistura de suco de laranja e amido de milho feita anteriormente e mexa até que engrosse e está pronto. Sirva o aligot, com um filé de tilápia e o molho por cima. Essa receita rende um prato individual.


 

Trufas de chocolate , segundo a receita do chef Francisco Amin
Trufas de chocolate , segundo a receita do chef Francisco Amin | Divulgação
 


Trufas de chocolate meio amargo

Ingredientes:  150 g de chocolate meio amargo picado; 45g de manteiga sem sal; 45g de cacau em pó; 80 g de creme de leite

Preparo: Leve o chocolate juntamente com o creme de leite em banho maria até derreter o chocolate; Adicione o cacau em pó e a manteiga e mexa bem; Leve à geladeira por 2 horas, ou até gelar bem;Basta moldar em formato de bolinha, passar no cacau em pó e está pronto. Rende 6 trufas de 50g cada.


Serviço

Carbonara Massas Artesanais – entregas em casa às quartas-feiras e sextas-feiras.

instagram @massas.carbonara

facebook  https://www.facebook.com/massas.carbonara

...


Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1


Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo