O momento do brinde é parte das tradições da virada e também um gesto universal. Reza a etiqueta que o bater das taças é desnecessário, mas corrigir o excesso durante a festividade pode ser mais deselegante. Entre as diferentes culturas, o aceno representa o desejo de saúde e felicidades. "Santé”, “Salut”, “Salud”, “Salute”, “Chin-chin”, “kampai” “Prosit”, “Fi sihitaek” “l chayim” “Steniyasas” “Aapki sehat”, se multiplicam mundo afora para celebrar o Reveillon, instante que marca o encerramento de um ano e o início de um novo ciclo.

A bebida borbulhante é um dos símbolos da confraternização e há inúmeras opções de preparo para satisfazer os convidados - sejam eles crianças e também os adultos que não consomem álcool. Há misturas tão refrescantes quanto vistosas. Clássicos ou reinventados, adicione a toda receita um ingrediente essencial e certeiro: o pensamento positivo. As boas vibrações, a fé e o otimismo são parceiros e tanto para atingir objetivos, alcançar metas e comemorar conquistas, não é mesmo? Então, tim-tim!

.
. | Foto: EugeneEL/ iStock

Soda italiana de maçã verde

Ingredientes: 50 ml xarope de maçã verde; 4 cubos de gelo, água com gás a gosto.

Preparo: Coloque o xarope de maçã verde em um copo; Adicione os cubos de gelo; Adicione a água com gás até completar o copo. Está prontinho. Para variar os sabores, use o xarope de sua preferência como morango, maracujá, limão siciliano, framboesa, tangerina, menta, gianduia, entre outros.

Old Fashioned

Ingredientes: 2 doses de whisky; 3 pitadas de Angostura;1 colher de chá de açúcar;1 fatia de laranja; 1 cereja, gelo.

Preparo: Coloque açúcar no copo, a Angostura, macere levemente os dois, com uma pitada de água junto, acrescente o gelo, o de whisky. Misture a bebida e decore o copo com 1 fatia de laranja e 1 cereja.

Pronto, agora você já pode beber como Don Draper

Chinatown

Ingredientes: 5 lichias maceradas;10 ml de xarope de açúcar;15 ml de suco de limão siciliano;10 ml de licor elaborado a partir de flores de sabuguiro);50 ml de vodka neutra.

Preparo: bata tudo na coqueteleira e coe com a ajuda de uma peneira fina em uma taça dry pré-gelada. Decorar com 1 flor comestível.

Aperol

Ingredientes: 150 ml de prosecco; 100ml Aperol; 50ml água com gás; 5 cubos de gelo;1 rodela laranja (para decorar).

Preparo: basta colocar os ingredientes em um copo largo nessa ordem.