|
  • Bitcoin 193.939
  • Dólar 5,4587
  • Euro 6,1923
Londrina

COZINHA & SABOR 5m de leitura Atualizado em 21/10/2021, 14:51

Pão caseiro: mão boa ou sorte?

De manhã, à tarde, à noite, toda hora é hora para um pãozinho e receitas não faltam

PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Felipe Soares Luiz - Estagiário*
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

De origem milenar, esse é o grande companheiro do café preto em qualquer lugar do Brasil. Tem gente que gosta com margarina, outros com um presunto acompanhado do queijo, mas há quem goste só do pão. Há mais de 12 mil anos, os pães eram feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho.

Pão com um cafezinho deixa melhor o dia de qualquer pessoa
Pão com um cafezinho deixa melhor o dia de qualquer pessoa |  Foto: iStock
 

Os primeiros pães não eram em praticamente nada parecidos com os pães que conhecemos hoje. Antes eram achatados, duros, secos e em muitas vezes amargos. Naquela época, para ser ingerido, o pão era lavado várias vezes em água fervente e depois era assado sobre pedras ou embaixo de cinzas.

Séculos mais tarde, no Egito, descobriram o milagroso fermento. Com isso o pão chegou a Europa perto de 250 a.C. e começou a ser feito em padarias. Somente a partir do século XII, na França, começaram a melhorar a produção desse alimento e foi então que em meados dos anos de 1700, o país se destacou como centro mundial de fabricação de pães.

Aqui no Brasil, o pão começou a ser popular no início do século XIX, mesmo sendo conhecido desde os colonizadores. Os pães feitos no Brasil eram diferentes dos europeus, aqui eram mais escuros, enquanto na França ele tinha miolo branco e casca dourada. O pão francês, como conhecido aqui no Brasil, não tem muito ou quase nada a ver com os verdadeiros pães franceses, pois a receita desse pão que conhecemos hoje só surgiu no início do século XX e é bem diferente do pão europeu por conter um pouco de açúcar e gordura na massa.

Mas o que é bastante popular no Brasil é o pão caseiro, que bem acompanhado de um cafezinho transforma o dia de qualquer pessoa. As pessoas de gerações mais velhas dizem que é preciso ter jeito e uma boa mão para se arriscar no preparo. Será que isso é realmente verdade ou mito? Enfim, só saberá a resposta quem tentar.

A receita de pão caseiro é mais prática do que muitos imaginam, mas para que ele saia perfeito, é preciso respeitar o tempo de descanso da massa e as temperaturas. Por isso, uma boa dica é deixar seu pão caseiro descansando no forno bem baixinho e com a porta entreaberta, assim ele cresce bastante e deixa o processo de fazer pão caseiro simples e rápido! 

INGREDIENTES

1 kg de farinha de trigo aproximadamente, 1 e 1/2 xícara de leite morno (aprox. 400 ml), 1/2 xícara de água morna, 1/2 xícara de óleo (aprox. 100 ml), 4 colheres (sopa) de açúcar (aprox. 200 g), 1 colher (sopa) de sal, 2 ovos, 30 g de fermento biológico fresco ou 10 g de fermento biológico seco.

PREPARO

Em uma tigela, dissolva o fermento no açúcar e acrescente o sal, os ingredientes líquidos, os ovos e misture muito bem. Acrescente aos poucos a farinha até formar uma massa macia e sove bem a massa. Deixe a massa descansar por aproximadamente 1 hora. Após o crescimento, divida a massa, enrole da forma que desejar, coloque nas formas e deixe crescer até dobrar de volume. Leve para assar em forno médio (200° C), preaquecido, por aproximadamente 30 minutos. Retire o pão do forno e pincele leite para a casca ficar mais macia.

Supervisão: Célia Musilli/ Editora

** Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

instagram

ÚLTIMOS POSTS NO INSTAGRAM