Sobremesas geladas caem bem nas temporadas quentes. Neste janeiro de praia, piscina e ventiladores, aproveitem para refrescar também o paladar.

Alimentos gelados são sempre bem-vindos assim como as frutas frescas, mas dá para unir as duas coisas fazendo o verão mais gostoso, além de nutritivo. Para quem está querendo perder peso depois da comilança das festas, há receitas de mousses sem açúcar que, nem por isso, precisam ser insossas como “comida de dieta”.

Aproveitem as frutas da estação. Limões nunca saem das prateleiras dos supermercados, mas tem ainda os maracujás, morangos, goiabas, pêssegos e até as cerejas, raras em outro período do ano. As receitas podem ser adaptadas, usando-se os sucos no lugar das frutas 'in natura.'

A ideia é fazer da sobremesa uma hora refrescante no verão que mal começou, mas já 'avisou' que vai ser muito quente, com dias ensolarados e chuvas de lavar as ruas e até a alma.

Agora, é começar o ano com sabor!

Mousse de maracujá: uma das receitas preferidas tem também a versão diet
Mousse de maracujá: uma das receitas preferidas tem também a versão diet | Foto: iStock

Mousse diet de maracujá

Ingredientes

1 xícara de leite desnatado;

1 xícara de iogurte natural desnatado;

1 xícara de suco concentrado de maracujá diet;

1 lata de creme de leite light;

1/2 xícara de adoçante culinário;

1 envelope de gelatina em pó sem sabor;

1/2 xícara de água.

Modo de preparo

O preparo é super simples, basta bater todos os ingredientes no liquidificador exceto gelatina e água. Então hidrate a gelatina em água fria e leve ao microondas para aquecer por 15 segundos. Misture para dissolver bem e adicione à mistura do liquidificador. Bata tudo e despeje em um refratário de vidro. Leve para gelar por 3 horas.

Mousse de limão

2 copos (400g) de leite condensado zero (há várias marcas em seções diet do supermercado);

1 lata (300 g) de creme de leite sem soro;

½ xícara de suco de limão taiti;

3 claras em neve.

Modo de fazer

Bata as claras em neve e reserve; em um recipiente, misture bem o leite condensado, o creme de leite e o suco de limão; junte as claras em neve, misturando delicadamente para não diluí-las e para que o mousse fique aerado; Leve para gelar por 2 horas.