Após a temporada de excesso no consumo de receitas calóricas típicas das festas de final de ano é hora de voltar a pensar em refeições saudáveis que podem ser apreciadas sem culpa e sem correr o risco de aumentar o peso na balança. Uma boa pedida para esta época do ano são os pescados, que permitem a criação de receitas leves e nutritivas que combinam perfeitamente com a estação mais quente do ano.

Moqueca: o sabor do peixe realçado por ingredientes nacionais como o azeite de dendê e o leite de coco
Moqueca: o sabor do peixe realçado por ingredientes nacionais como o azeite de dendê e o leite de coco | Foto: Shutterstock



Na hora de escolher o peixe, vale a pena apostar em opções pouco convencionais. Com 72% do planeta coberto por água, existem mais de 25 mil espécies catalogadas em mares, rios, lagos, lagoas, pântanos, riachos e igarapés de todo o mundo. Somente no Brasil, o Museu de Museologia da Universidade de São Paulo (USP) estima que existam 3.885 espécies diferentes, divididas entre pescados (peixes em geral), crustáceos (animais que possuem patas, pinças ou garras, como lagosta, camarão, caranguejo) e moluscos (possuem concha ou tentáculos, como as ostras, mexilhões, vôngoles, vieras,lula e polvo).

Quanto ao corte, os peixes podem ser consumidos inteiro ou nos formatos de filé (lâmina de carne retirada sem espinhas, podendo ser com ou sem pele), iscas (nome usado para peixes pequenos), paupiette (filé fino e enrolado, geralmente recheado), tranche ( porções cortadas de filés grossos na diagonal) ou postas (cortes transversais do peixe, a espessura é variável, de acordo com o uso).

Independentemente do tipo de corte escolhido, especialistas recomendam alguns cuidados básicos na hora da compra. Os olhos do peixe devem estar grandes, claros, brilhantes e com pupilas que ocupam todo o globo ocular. A pele deve apresentar coloração firme e bem aderida à carne. As escamas precisam estar brilhantes e firmes. As guelras, rosadas ou vermelhas, brilhantes e úmidas. O aroma precisa ser suave e agradável.

Entre os modos de preparo, um dos mais populares é a moqueca, uma caldeirada de peixe feita com cebola, pimenta, tomate e folhas de coentro e pimenta malagueta, todos feitos com óleo de palma (azeite de dendê) e leite de coco. O prato é de origem indígena brasileira e pode ser preparado com diversos tipos de peixes, inclusive com frutos do mar, desde que a carne seja firme e não se desmanche durante o preparo. Dentre os peixes mais utilizados estão o robalo, badejo, dourado, namorado, cação e garoupa, que são peixes de cor clara, consistentes e muito saborosos.

Os peixes também podem ser grelhados ou chapeados, que resultam em boas opções para filés, postas e peixe inteiro, desde que a carne não seja muito mole para evitar que se quebre durante este processo. As frituras valem para todos os tipos de corte, assim como os cozimentos a vapor. Já os assados são indicados para peixes inteiros, recheados ou não, que antes de serem levados ao forno devem ser envolvidos papel manteiga ou folha de alumínio.

Ingredientes frescos são o primeiro passo para o preparo do prato que está entre os preferidos dos brasileiros
Ingredientes frescos são o primeiro passo para o preparo do prato que está entre os preferidos dos brasileiros | Foto: Shutterstock




Moqueca Baiana

Ingredientes

2 kg de peixe robalo em postas
3 tomates sem sementes em cubos
2 cebolas em cubos
1 molho de coentro picado
suco de 4 limões médios
200 ml de azeite de dendê
500 ml de leite de coco
sal a gosto

Modo de Preparo
Lave bem as postas de peixe em água corrente e reserve. Misture a cebola, o tomate, o sal e o coentro picado. Em uma panela, tipo caçarola, faça camadas de peixe e temperos, começando e terminando com os temperos. Regue tudo com o leite de coco e leve ao fogo alto com a panela destampada por 15 minutos. Quando estiver fervendo, regue com o azeite de dendê e aguarde levantar fervura novamente, ainda com a panela destampada. Abaixe o fogo e regue com o suco de limão. Quando estiver borbulhando, tampe a panela, deixando o prato apurar por mais 15 minutos. Sirva com arroz branco, pirão feito com o caldo da própria moqueca e molho de pimenta.

Peixe assado com alecrim

Ingredientes
3 peixe pequenos inteiros e limpos (trilha, pescadinha)
3 dentes de alho cortados em fatias
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de aceto balsâmico
2 colheres (sopa) de alecrim picado
sal a gosto
pimenta-do-reino
fatias de limão para decorar

Modo de preparo

Faça 3 talhos diagonais em um dos lados dos peixes. Disponha as fatias de alho nos talhos e arrume os peixes em um refratário raso. Bata o azeite, o vinagre e o alecrim em uma tigela e tempere com o sal e a pimenta. Espalhe o molho sobre os peixes e deixe descansar por 10 minutos. Asse os peixes em forno médio (170 ºC a 190 ºC), preaquecido, por 15 minutos. Decore com o alecrim e as rodelas de limão e sirva quente.