Considerada uma das invenções culinárias mais saborosas ao redor do mundo, principalmente no Brasil, a pizza quase nunca decepciona. Típica da gastronomia italiana e famosa onde quer que esteja, a pizza nada mais é do que um disco de massa, recheado de molho de tomate e coberto com ingredientes que satisfazem o paladar de qualquer um, como queijo, carnes, legumes e ervas. Aqui no Brasil, existem diversas combinações e recheios, uma mais saborosa que a outra, incluindo as pizzas doces.

Muitos historiadores acreditam que a origem da pizza não esteja na italiana, mas sim entre os antigos povos egípcios, hebreus e até chineses. Alguns estudos gastronômicos indicam que há mais de seis mil anos, os hebreus e egípcios já produziam pães que tinham como base a receita da pizza contemporânea e, que ao longo dos intercâmbios históricos, chegaram à Itália e correram o mundo.

Em Nápoles, na Itália, está situada a primeira pizzaria do mundo. A Antica Pizzeria Port’Alba que tem o registro mais antigo da história do país até hoje, datada de1738. Em São Paulo, devido à forte imigração italiana, é conhecida como a capital nacional da pizza. Nesta data comemorativa, muitas pizzarias costumam fazer festivais, promoções ou descontos especiais para os clientes.

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, data foi instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985. Na época, foi feito um concurso estadual em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas das pizzas de mozzarella e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário determinou 10 de julho como data oficial de comemoração.

Pizza vai, pizza vem, é hora de você colocar a mão na massa e fazer a sua. Prepare os ingredientes da massa, os itens para o recheio e esquece a bagunça, o importante é sua pizza ficar deliciosa no final. Combinado? Como dizem os italianos: 'Buon appetito'.

PIZZA

INGREDIENTES:

Para a massa - 500 g de farinha de trigo, 25 g de fermento para pão, 1 copo de água, 1 ovo, 50 g de gordura, 1 colher de sopa de fermento em pó e 1 colher de café de sal.

Para o molho - 300 g de tomate maduro, 50 g de queijo parmesão ralado, sal, orégano e 1 colher de sopa de azeite de oliva.

Para o recheio - 300 g de linguiça calabresa defumada, sem casca e em rodelas finas, 2 cebolas em rodelas finas, 1/2 xícara de chá azeitona preta sem caroço, 1 colher de sopa de azeite de oliva e 1 colher de café de orégano

MODO DE PREPARO:

Para a massa - Misture 50 g de farinha, fermento e um pouco de água. Deixe descansar por 20 minutos. Adicione os demais ingredientes e amasse até obter uma massa bem macia. Corte em 3 partes iguais, forme 3 bolas e cubra-as com um pano. Deixe descansar por 1 hora. Abra a massa com um rolo até obter 25 cm de diâmetro. Espalhe o molho de tomate por cima e leve para assar em forno pré-aquecido, a 180ºC, por 15 minutos. Retire e deixe esfriar.

Para o molho - Bata os ingredientes no liquificador até formar uma mistura homogênea

Para o recheio - Espalhe a linguiça sobre o molho de tomate e cubra com a cebola. Decore com a azeitona e regue com azeite e orégano. Retorne ao forno por mais 10 minutos. Retire do forno e sirva imediatamente.

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.