O suflê ou como na origem da palavra (soufflé), que significa "soprado", teve sua primeira receita criada pelo chef francês Antonin Carême, aclamado como "O chef dos reis e o rei dos chefs". Desde então, essa delícia se espalhou pelo mundo e ganhou as mais requintadas formas. A regra básica, seguida desde sua invenção para servir esse prato, é servi-lo quente.

Antonin Carême foi um dos primeiros da história a receber o título de “chef” e também lançar a moda do famoso chapéu de chef usado até hoje. O também francês Hervé This, um dos pais da gastronomia molecular, analisou muito o clássico para entender o que garante seu crescimento e estabilidade no prato. Ele descobriu que, ao contrário do que imaginavam, não é a clara em neve que faz o suflê crescer, mas sim a água presente nos ingredientes da massa que, ao aquecer, forma um vapor que sobe e eleva o suflê.

O que causa sua temida descida é quando ele é retirado do forno antes da massa estar cozida o suficiente para reter esse vapor. Assim, com o escape do vapor e o suflê acaba murchando. Fazê-lo parece um terror, mas não é. A gente erra algumas vezes, naturalmente, mas uma hora criamos familiaridade com os cuidados e detalhes que esse prato precisa para dar certo. Errar e treinar é um jeito honesto e real de aprender a cozinhar de verdade. Então, coloque a mão na massa e se errar está tudo bem, faz parte.

SUFLÊ DE CHOCOLATE

Suflê de chocolate: a sobremesa preferida de muitos teve origem na França
Suflê de chocolate: a sobremesa preferida de muitos teve origem na França | Foto: iStock

INGREDIENTES: 200 g de açúcar, 4 ovos, 200 g de chocolate meio amargo e 200 g de manteiga.

MODO DE PREPARO: Derreta o chocolate em banho-maria e em seguida, derreta a manteiga. Separe as claras das gemas dos ovos, reserve as gemas. Bata as claras até que elas fiquem em ponto de neve, reserve. Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme. Por último, delicadamente adicione as claras em neve. Adicione o chocolate e a manteiga nesse creme. Coloque no forno, que não pode estar preaquecido, por cerca de 10 a 15 minutos. Espere até que ele esteja altinho e está pronto.

** Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.