COZINHA&SABOR -

Neste fim de ano, para reuniões pequenas, receitas tradicionais e criativas

Petiscos para poucos

Walkiria Vieira - Grupo Folha
Walkiria Vieira - Grupo Folha

 Menos é mais? Na cozinha e à mesa o minimalismo cabe perfeitamente ao ir contra o desperdício. No ano em que a palavra da vez foi a reinvenção, as festas de fim de ano seguem nesse movimento - pois ainda estamos na pandemia e o limite de pessoas e o distanciamento social não darão trégua nas confraternizações. Seja a comemoração da empresa ou com os familiares de casa, a etiqueta pede limitação de pessoas - para o bem de todos.


Nesse sentido, as sugestões para servir são práticas, tradicionais e não menos saborosas. Da entrada á sobremesa, vale reduzir receitas, incrementar com o que há na dispensa e agrada mais os convidados e, dada a intimidade, fica bem mais fácil - aumentar a quantidade de uva-passa ou nem passar perto dessa frutinha desidratada e por vezes famigerada. 


Pensar na quantidade de pessoas é essencial e o consumo imediato é uma prato cheio para a anfitriã - que não precisa se dar ao trabalho de guardar sobras em pequenas embalagens ou simplesmente descartar o que que sabe que não será consumido. Com menos pessoas, dá para investir em boa entrada, um prato certeiro e farto e uma sobremesa. Ponto para quem vai pra cozinha e ponto para a coletividade, que agradece o respeito à saúde. 


 

 

A bruschetta leva poucos ingredientes e tem o gostinho típico da Itália
A bruschetta leva poucos ingredientes e tem o gostinho típico da Itália | iStock
 


 




Bruschetta Tradicional


Ingredientes: 4 fatias de pão de preferência amanhecido claro;2 tomates maduros + bem maduros mesmo;1/2 xícara de azeite;1 dente de alho;1 colher de sopa de orégano;folhas de manjericão; sal com moderação.




Modo de preparo: Corte os tomates em cubinhos e amasse o dente de alho. Numa tigela, junte-os ao azeite, misturando bem.  Acrescente o manjericão, o orégano e o sal e mexa novamente. Em seguida,  leve para assar as fatias de pão. Coloque por cima de cada fatia um pouco da mistura. Sirva quentinho.




Lombo  Assado


Ingredientes: Um lombo de 1,5kg; azeite e tempero a gosto; farofa de sua preferência


Modo de preparo: Com a ajuda de uma faca, abra o lombo fazendo cortes até ele fica todo aberto na tábua, como se fosse uma folha de papel; espalhe azeite e tempero dos dois lados da carne e, no centro dela, coloque a farofa, mas sem exagerar; enrole a carne, como se fosse um rocambole, fechando a farofa dentro e amarre o seu lombo com um barbante para o recheio não vazar; Coloque em uma assadeira, cubra com papel alumínio e deixe assar por 1 hora no forno Depois retire o papel alumínio, deixe assar por mais 30 minutos para dourar e sirva com o restante da farofa.


Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito
Assine e navegue sem anúncios [+]

Últimas notícias

Assine e navegue sem anúncios [+]

Continue lendo