Nesta época em que ocorrem várias confraternizações de fim de ano, principalmente as ceias de Natal e Ano Novo, fica difícil resistir aos inúmeros quitutes e pratos saborosos. Alguns são feitos apenas nesses períodos para celebrar as datas, por isso, recusar uma fatia a mais de panetone ou um pedaço extra de tender é tarefa quase impossível. Com a mesa posta, há quem tente economizar nas calorias, mas, a maioria come de tudo e sem culpa.


Uma das frutas mais refrescantes da estação, o abacaxi combina com hortelã e se transforma numa deliciosa sobremesa gelada
Uma das frutas mais refrescantes da estação, o abacaxi combina com hortelã e se transforma numa deliciosa sobremesa gelada | Foto: Divulgação



A boa notícia é que é possível equilibrar na comilança, incluindo até mesmo as sobremesas. Com o verão em pleno vapor, melhor ainda se forem doces refrescantes, usando frutas típicas da estação, como lichia, ameixa, uva, cereja, romã, figo, pêssego, nectarina, damasco e framboesa. E com toda essa diversidade tropical do país, não há desculpas para não equilibrar os exageros das ceias.

Para os dias quentes de temperaturas elevadas que têm feito em várias cidades do país, a aposta certeira é investir em doces leves e, principalmente, gelados, para fechar com chave de ouro o cardápio exagerado. Além de poderem ser usadas para enfeitar a mesa, as frutas também dão sabor especial às sobremesas. Vale ainda apostar em receitas fáceis como pudins, mousses e bolos gelados que são opções práticas para ajudar a afastar o calor e que agradam a todos.

Quem quiser menos trabalho ainda e não errar na escolha, pode optar por um sorvete que, por si só, já é uma sobremesa deliciosa. Mas ainda há opção de incrementá-lo com caldas, castanhas, pedaços de chocolate e frutas. Uma ideia é servir com frutas assadas. Além dos sorvetes, outras sugestões são o frozen, raspadinha ou sorbet para servir aos convidados. A principal diferença entre eles é quantidade de gordura usada no preparo.

Diferenças
No tradicional sorvete, a massa é feita à base de leite ou nata, na qual também são adicionadas frutas, açúcares, corantes ou aromatizantes. O frozen é similar ao sorvete, porém, em vez de ser feito com leite integral é produzido com iogurte desnatado para ser gelado ou congelado. Raspadinha é um preparo simples de gelo triturado com sabor, como uma calda ou suco por cima.

Já o sorbet não possui nada de gordura, seja de origem vegetal ou animal. Sua massa é mais condensada que a raspadinha e é feita à base de água com clara de ovo e polpas de frutas. Quem procura uma versão sem lactose ou sem produtos de origem animal do sorvete, a sugestão é um sorvete vegano, que pode ser feito com leite de coco ou leite de amêndoas. A textura e cremosidade ficam praticamente a mesma do tradicional.


RECEITAS

Taça de abacaxi

Ingredientes:
4 xícaras de abacaxi cortado em cubos pequenos
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de licor de laranja ou suco de laranja
1 colher (sopa) de hortelã picada
1 xícara de creme de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos (para polvilhar)
6 folhas de hortelã (para decorar)

Modo de preparo
Regue o abacaxi picado com o suco de limão e com o licor ou suco de laranja. Tampe e leve ao micro-ondas em potência alta por 2 minutos (o abacaxi deverá ficar macio). Transfira para uma tigela, coloque numa vasilha com água e gelo e deixe esfriar, mexendo de vez em quando (cerca de 5 minutos). Misture a hortelã picada. Na batedeira, bata o creme de leite com o açúcar até obter picos firmes. Reserve. Coloque os grãos de pimenta-do-reino em um pano de prato, feche formando uma trouxinha e bata com um martelo de cozinha para triturá-los levemente. Divida o abacaxi em taças de sobremesa. Distribua o creme batido por cima usando uma colher e polvilhe com a pimenta-do-reino. Decore com as folhas de hortelã e sirva.



Além de fácil de fazer, o frozen de manga também é pouco calórico
Além de fácil de fazer, o frozen de manga também é pouco calórico | Foto: Shutterstock



Frozen de manga

Ingredientes:
2 mangas grandes
1 iogurte natural desnatado (250 g)
1 colher (sopa) de raspas de casca de limão
1 colher (sobremesa) de mel
3 folhas de hortelã

Modo de preparo
Descasque as mangas e corte em cubos grandes. Leva ao congelador ou freezer. Depois de congelada, retire e passe no processador por cerca de 1 minuto. Também pode ser no liquidificador. Acrescente o iogurte, as raspas de limão, o mel e a hortelã. Despeje em um recipiente e leve ao freezer por 1 hora. Retire e bata novamente no processador. Retorne ao freezer por mais 30 minutos e sirva.

Fonte: Site M de mulher



Sorvete com frutas assadas

Ingredientes:
300 gramas de maçã fuji
250 gramas de pera portuguesa
250 gramas de abacaxi pérola
200 gramas de banana branca (para não desmanchar quando assar)
50 gramas de uva passa preta
50 gramas de frutas vermelhas desidratadas (encontra-se em casas de produto natural)
80 gramas de manteiga sem sal
50 gramas de açúcar mascavo
Sorvete de creme ou de sua escolha

Modo de preparo
Higienize e corte todas as frutas. Corte a maçã e a pera com a casca em fatias, a banana em rodelas grossas e o abacaxi em pedaços quadrados. Junte todas as frutas em uma assadeira grande para que não fiquem amontoadas. Derreta a manteiga, misture com o açúcar mascavo e despeje sobre as frutas. Misture muito bem. Asse em forno por aproximadamente 30 minutos. Divida as frutas assadas em potes. O ideal é servi-las ainda quentes, para o contraste de quente e frio. Adicione uma generosa bola de sorvete e sirva.