Cremosas e geladas as musses são fontes de prazer capazes de promover a sensação de bem estar graças ao sabor, textura e temperatura. A combinação de ingredientes faz de cada receita única e a originalidade passa também por um quesito bem simples: o gosto do freguês.

Embora a musse de maracujá seja uma das mais populares, se o seu convidado simplesmente acena que não gosta de maracujá, há outras tantas alternativas para agradá-lo. Morango e limão, por exemplo, são ofertas tão acessíveis como simples de serem adaptadas e preparadas. Os resultados são incríveis, acredite! Ao seu alcance estão várias receitas: musse de chocolate branco com hortelã, musse de baunilha, abacate e cacau, musse de amora, de cappuccino, coco, chocolate amargo, doce de leite e manga com iogurte são algumas sugestões.

Musses: as de chocolate são as preferidas, mas há quem aprecie as de frutas
Musses: as de chocolate são as preferidas, mas há quem aprecie as de frutas | Foto: iStock

Musse de limão siciliano com chocolate branco

Ingredientes: 120 g de suco limão siciliano; 60 g de chocolate branco; Raspas de dois limões sicilianos

3 gemas; 40g de glaçúcar; 4 claras; 50g de açúcar; 90g de cream cheese; ; 2 folhas de gelatina; Raspas de limão confitadas; 1 limão; 60g de açúcar; 120g de água

Modo de preparo: Coloque as folhas de gelatina em um pouco de água fria por 10 minutos. Escorra a gelatina e derreta no micro-ondas. Derreta o chocolate branco em banho maria e adicione o suco do limão siciliano. Bata as gemas e o glaçúcar. Misture o chocolate derretido com o cream cheese e as raspas de limão. Adicione a gelatina derretida e as gemas batidas. Bata as claras com o açúcar em neve firme e misture tudo com delicadeza. Coloque nas vasilhas e guarde na geladeira. Salpique com algumas tiras de limão.

Raspas de limão confitadas: Retire a pele do limão, inclusive toda a parte branca. Corte em tiras bem finas. Coloque as tiras em um pouco de água e ferva por 1 minuto. Escorra a água e repita essa operação três vezes. Depois de escorrer a última água coloque a água (120g) e o açúcar. Deixe cozinhar em fogo muito baixo até as tiras ficarem translúcidas.

Musse de manga com iogurte

Ingredientes: 2 xícaras de manga bem picada; 4 claras; 1/3 de xícara de açúcar 1 envelope de gelatina branca em pó, sem sabor; ¼ xícara de água; 1 copo de iogurte desnatado; Folhas de hortelã e cubos de manga para decorar

Modo de preparo: No liquidificador, bata a manga até obter um purê e reserve. Na batedeira, bata as claras até obter uma espuma e, sem parar de bater, acrescente aos poucos o açúcar até ficar firme. Em um refratário pequeno, polvilhe a gelatina na água e deixe por um minuto. Leve ao fogo, em banho-maria, até derreter. Misture a gelatina ao purê de manga. Junte o iogurte e misture bem. Acrescente as claras, delicadamente. Distribua a mistura em 10 potes, decorando cada porção com cubinhos de manga e 2 folhinhas de hortelã.