Cheesecake: a laranja numa receita nobre
Cheesecake: a laranja numa receita nobre | Foto: iStock

Duas metades formam uma laranja, fruta que tem variedades, é reconhecida por conter vitamina C, fibras, além de um suco bastante popular. A laranja permite fazer receitas tão democráticas como equilibradas. A geleia de laranja, por exemplo, dá um toque especial em tortas de chocolate trufadas.

Da casca ao bagaço, tudo se aproveita e como resistir às tirinhas de laranja cristalizadas? O salmão fica mais suculento na receita que leva laranja, assim como os chás que contém a fruta ganham um toque cítrico inconfundível. Receitas não faltam e, com criatividade e bom gosto, a água com rodelas de laranja torna a bebida sofisticada e pode ser servida com pompa.

Se posta na fruteira a laranja já assume o protagonismo no ambiente, suas variedades também conservam fãs. A lima, a pera e a champagne são diferentes umas das outras e sem competição, cada uma tem sua peculiaridade: suavidade, sabor doce e perfume inconfundível são algumas. Da laranjada tradicional à geleia com pimenta, muito pode ser feito com as laranjas.

CHEESECAKE DE LARANJA

Base: 120 g de biscoitos maisena; 75 g de margarina culinária em temperatura ambiente

Recheio: 4 ovos;1 xícara (chá) de açúcar refinado;1/2 pote de iogurte natural;1 copo de requeijão; 250 g de ricota amassada; 10 gotas de essência de baunilha;1 colher (chá) de raspas da casca da laranja

Cobertura: 1 pote de geleia de laranja; 50 ml de água

Modo de preparo

Base: Triture os biscoitos no liquidificador, até se desfazerem totalmente; Transfira para uma tigela e agregue a margarina, manipulando até obter uma massa quebradiça; Forre o fundo e a lateral de uma fôrma de aro removível com essa “farofa”. Reserve.

Recheio: Bata os ovos, o açúcar, o iogurte e o requeijão no liquidificador, até ficar homogêneo. Junte a ricota aos poucos, batendo a cada adição; Acrescente a baunilha e bata até misturar. Por último, agregue as raspas da casca da laranja, sem bater. Despeje sobre a base reservada e leve ao forno médio (200º C) preaquecido, por cerca de 45 minutos ou até o recheio ficar firme e ligeiramente dourado. Retire do forno e espere esfriar.

Cobertura

Leve a geleia ao fogo baixo com a água por cerca de 5 minutos ou até ficar homogêneo. Cubra a torta com a geleia derretida e leve à geladeira até o momento de servir. Desenforme gelada.

SUCO ENERGIZANTE

Ingredientes: 4 laranjas pêra; ½ beterraba média

Preparo: Corte as laranjas ao meio e esprema para extrair todo o suco; Descasque a beterraba e corte em pedaços pequenos;

Bata no liquidificador o suco das laranjas junto com a beterraba por aproximadamente 3 minutos; Coe e está pronto pra servir! Não é necessário adoçar.

---

Leia mais:

https://www.bonde.com.br/gastronomia/receitas/pudim-de-laranja-cremosissimo-459421.html

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.