Café da manhã, almoço e jantar não são as únicas refeições que um indivíduo com uma rotina tomada de atividades físicas, intelectuais e uma porção de compromissos deve fazer. Uma dieta equilibrada requer lanches no intervalo. Assim, entre as refeições e com disciplina é possível incluir frutas, biscoitos funcionais, sucos e até sementes e frutas secas para que o organismo não fique horas e horas sem receber energia.

Beliscar de hora em hora não é a recomendação, mas sim ter um cardápio variado e que contemple sempre a ingestão de água para o bom funcionamento do intestino, assim como o consumo de proteína, carboidratos e alimentos reguladores - ricos em vitaminas, minerais, fibras e água, que atuam no sistema imunológico e facilitam a digestão entre outros benefícios.

Assim como pensar em um cardápio para a semana, é possível planejar os lanches, para não cair correr o risco de se lançar às frituras, pacotinhos e fast-foods que nos cercam. Descasque mais, desembale menos é a ideia. É verdade que os snacks podem ser até divertidos e nada impede que o seu inclua chocolate amargo, passas, um docinho porque a alimentação variada não precisa ser uma ditadura. Ao mesmo tempo, você pode ter palitinhos de cenoura, palitos de pepino, fatias de batata doce assada, entre outros alimentos que a sua imaginação e sua dieta permitirem. Veja algumas dicas e faça dos seus intervalos momentos deliciosos.

PALITINHOS DE CENOURA

Ingredientes: 2 cenouras grandes descascadas; 2 limões; 1 ramo de temperinho verde

3 colheres de sopa de azeite de oliva. 1 pimenta vermelha (não obrigatória)

Preparo: Corte as cenouras em tirinhas finas em uma tigela; Pique o temperinho verde do tamanho que desejar. Remova as sementes da pimenta vermelha, pique a pimenta em pedaços pequenos. Adicione a pimenta e a cenoura. Remova as sementes dos limões, e esprema os limões sobre a cenoura. Adicione o azeite de oliva e o temperinho verde. Misture tudo e coloque a cenoura num recipiente fechado. Leve a cenoura para a geladeira por pelo menos 1 hora. Variações: Corte pepino em tiras remova as sementes.

Sanduíches com recheios naturais de verduras e carnes brancas estão na preferência de que gosta de lanches saudáveis
Sanduíches com recheios naturais de verduras e carnes brancas estão na preferência de que gosta de lanches saudáveis | Foto: iStock

RECHEIO PARA LANCHES NATURAIS

Ingredientes: 1 peito de frango cozido e desfiado; 3 colheres de maionese; 2 cenouras descascadas e raladas;1 lata de milho verde; 200 g de presunto; 200 g de queijo;1 pacote de pão de forma;Alface e tomate

Modo de preparo: Misture os quatro primeiro ingredientes, depois passe no pão; Coloque alface, tomate, queijo e o presunto; Sirva em seguida.