De origem grega, as tortas doces eram feitas como um agradecimento pelas boas colheitas ou pelo nascimento de uma criança. Os recheios eram compostos por frutas e cereais, e seu formato redondo era uma referência à Lua. Esse alimento é muito comum em aniversários, comemorações e nas reuniões de fim de ano.

Trata-se de um prato muito consumido no mundo inteiro e cada país tem a sua particularidade e a receita mais típica. No Brasil, algumas das tortas são cozidas no forno, feitas com massa à base de farinha, podendo ser abertas ou fechadas. Os recheios, então, são os mais diversos: chocolate, frutas e tudo que a imaginação deixar.

Já em Portugal, as tortas são um bolo enrolado, chamados de rocambole. Na França, a torta mais famosa é a Tarte Tatin, uma torta de frutas que é assada ao contrário, com o recheio por baixo e que só revela sua beleza quando desenformada. A torta de maçã é a mais famosa nos EUA, fazendo parte dos pratos típicos do Dia de Ação de Graças.

As receitas são as mais diversas e criativas possíveis, ficando cada vez mais populares, principalmente porque as pessoas estão buscando pela praticidade. Pensando nisso, com as festas de fim de ano se aproximando selecionamos uma torta maravilhosa de morango para compor a sua mesa na hora da ceia.

Torta de Morangos

Torta de morangos: um clássico da culinária sempre apreciado
Torta de morangos: um clássico da culinária sempre apreciado | Foto: iStock

INGREDIENTES

1 xícara de farinha de trigo, 1 gema batida, 100 g de manteiga sem sal, 2 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 700 ml de leite, 4 colheres de amido de milho, 2 gemas peneiradas, 1 e 1/2 lata de leite condensado, morangos lavados e cortados ao meio e 1 gelatina de morango.

MODO DE PREPARO

Para a massa, coloque a farinha, faça um buraco e coloque todos os outros ingredientes e mexa até a massa ficar homogênea e lisa. Forre-a por completo na assadeira, como uma torta. Coloque no forno por 20 minutos ou até começar a ficar douradinha dos lados e reserve.

Para o recheio é simples, mexa todos os ingredientes na panela até se soltarem por completo, ficará um creme maravilhoso. Deixe esfriar e jogue tudo na assadeira com a massa já assada. Para a cobertura, coloque os morangos um ao lado do outro, até que feche por completo os morangos em cima.

Por último, coloque a gelatina e deixe gelar até tomar consistência, mas ainda um pouquinho mole. Já nesse ponto coloque a gelatina aos poucos em cima da torta deixando os morangos por completo cobertos com a gelatina, coloque novamente para gelar. E está pronta a sua sobremesa.

** Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.