COZINHA & SABOR -

Iorgurte: um coringa saudável

Rico em probióticos que ajudam na absorção de nutrientes, o alimento pode incrementar deliciosas receitas e aumentar a imunidade

Marcos Roman - Grupo Folha
Marcos Roman - Grupo Folha

Produzido com leite fermentado por bactérias, o iogurte é um verdadeiro coringa na culinária. Além dos efeitos benéficos para a imunidade e o metabolismo, o produto rende receitas saborosas e variadas. Sua grande versatilidade permite desde a criação de sobremesas até a produção de molhos para saladas e misturas irresistíveis que combinam frutas e sorvetes.  


Embora tenha origem desconhecidas, alguns pesquisadores afirmam que o iogurte tenha surgido no período neolítico, quando homem começou a fazer uso do leite de alguns mamíferos, como cabras, ovelhas. Relata-se que as condições a que eram submetidas o leite, eram ideais para sua fermentação, uma vez que permaneciam em marmitas de barro chegando a altas temperaturas. Há ainda quem afirme que o iogurte tenha surgido na Turquia, onde o leite fresco era guardado em sacos feitos de pele de cabra e transportados por camelos, condições que favoreciam também a criação de bactérias ácidas e a alteração do leite. 




O fato é que o iogurte se popularizou no século passado em todo o mundo e seus efeitos probióticos e nutricionais têm chamado a atenção de todos que se preocupam com a saúde. Dentre as vantagens está o fato de o alimento ajudar a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal, facilitando a absorção de vitaminas, além de favorecer a regulação intestinal, pois contêm lactobacilos, proteínas de boa qualidade, cálcio, fósforo, vitaminas do complexo B e baixo teor de gordura. 


Na cozinha, o iogurte também pode colaborar com a perda de peso, além de levar mais sabor aos pratos. É uma ótima opção para substituir ingredientes com teores elevados de gordura como o creme de leite, alguns tipos de queijos e a maionese. Como base para molhos de saladas, por exemplo, garante frescor, leveza e cremosidade às receitas, além de permitir a combinação de uma vasta diversidade de temperos. Uma dica neste caso é o uso do iogurte grego. 


Por tratar-se basicamente de leite fermentado, o iogurte também pode substituir o leite puro no preparo de vários tipos de bolo. Por ter mais gordura que o leite integral, o iogurte natural agrega mais sabor à massa do bolo, deixando-a mais úmida e menos quebradiça. O mesmo efeito vale para os iogurtes caseiros produzidos com kefir.  

 



Receitas 

Pasta de Iogurte Grego com Limão 

2 xícaras de iogurte grego tradicional 

4 dentes de alho, descascados e picados 

1 colher de sopa de salsinha 

2 colheres de sopa de suco de limão fresco  

1 colher de sopa de azeite 

1/2 colher de chá de sal 

1/4 colher de chá de pimenta do reino 

 

Modo de Preparo 

Misture todos os ingredientes até ficar uniforme e sirva com pães ou torradas. 

 

Pudim de Iogurte 

Ingredientes: 

1 e 1⁄2 lata de leite condensado  

3 copos de iogurte natural  

 

Calda 

1 xícara (chá) de açúcar 

1⁄2 xícara (chá) de água 

1 colher (chá) de vinagre branco 

 

Modo de Preparo 

Calda: em uma forma de pudim, coloque o açúcar, a água e o vinagre branco e misture. Leve ao fogo médio até ferver, dourar e atingir ponto de fio. Retire do fogo e reserve.  



Pudim: Coloque no liquidificador o leite condensado e o iogurte natural e bata bem até ficar um creme homogêneo. Passe a mistura pela peneira e despeje na forma de pudim sobre a calda. Leve para assar em forno alto preaquecido a 200°C por cerca de 45 minutos. Desenforme antes de servir. 

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo